O ministro Fernando Haddad participará na próxima semana do encontro de ministros da Fazenda e presidentes de Bancos Centrais do G20. Na agenda, Haddad tem a missão de retomar a posição de destaque do Brasil nas discussões dos fóruns internacionais.
A presidência do G20 neste ano é a Índia, que tem a prerrogativa de decidir os temas das reuniões. Nesse caso, a Índia decidiu focar em soluções para o endividamento de países em desenvolvimento, afetados fortemente pela pandemia da Covid-19, e deseja discutir a governança sobre as criptomoedas.
Interlocutores do ministério da Fazenda entendem que os encontros do G20 são oportunidades para que a própria pasta e o governo brasileiro possam ser mais atuantes nos cenários internacionais. Na crise econômica de 2008, por exemplo, o Brasil foi um dos países que teve papel decisivo na resolução da crise.
Além do momento de instabilidade econômica que o mundo passa, o ministério da Fazenda deseja discutir também a crise climática. A equipe que irá viajar para o encontro tentará, por exemplo, discutir temas como transição energética e energia limpa.
Ainda segundo interlocutores da Fazenda, o ministro Fernando Haddad também terá reuniões bilaterais com alguns países. Até o momento, estão confirmadas reuniões com o Comissário da União Europeia para Economia, Paolo Gentiloni, o ministro da Fazenda da África do Sul, Enoch Godongwana, e a Vice-primeira-ministra da Espanha, Nadia Calviño.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil