De acordo com Rodrigo Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania, ONG que está atuando no auxílio às famílias atingidas pelas chuvas fortes no litoral norte de São Paulo, as cidades da região não precisam mais de doações de alimentos.
Segundo ele, a prioridade agora é trabalhar na reconstrução das moradias e das vidas dessas pessoas, um trabalho que deve envolver também o poder público e que vai além de apenas restituir o que foi perdido.
“Entendemos, em diálogo com as autoridades locais, que já tem muitas doações lá nesse momento, e é preciso ter um olhar agora na reconstrução”, disse Afonso, conhecido como Kiko, em entrevista à CNN.
“Precisamos recuperar as casas, mas, especialmente, precisamos fazer essa recuperação em parceria com os governos e entendendo onde elas possam ser construídas sem que as pessoas não estejam em risco. Por isso a sociedade precisa pressionar o governo para que ele abra locais para que essas pessoas possam reconstruir suas casas em locais seguros. Não adianta reconstruir no mesmo local porque ano que vem vai ser a mesma coisa.”
A Ação da Cidadania é uma das várias entidades que estão trabalhando no local e é especializada em atuar em desastres como este.
De acordo com Kiko, eles revelam uma coisa que ele chama de “racismo ambiental”: “Percebemos claramente que as vítimas das chuvas são sempre as mais pobres, em sua maioria pretas, e que vivem nessas comunidades”, disse.
A organização está também coletando doações para a região, que podem ser feitas por meio de seu site – www.acaodacidadania.org.br – e também por pix, pela chave [email protected].
A entrevista completa pode ser vista no vídeo acima.
*(Sob supervisão de Ludmila Candal)
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil