O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realizou um pronunciamento nesta segunda-feira (14) após se reunir pessoalmente com o líder chinês Xi Jinping.
O momento marca o primeiro encontro presencial entre os governantes desde que Biden assumiu o cargo, em 2021.
A reunião entre os líderes das duas maiores economias globais foi aguardado com expectativa pelo mundo, diante das tensões entre os países.
“Nós não estamos buscando nenhum tipo de conflito. Quero me certificar que todos os países entendam esse papel que nós discutimos”, disse Biden à imprensa.
Biden, iniciou sua entrevista à imprensa em Bali falando sobre a “força e resiliência” da democracia americana após as recentes eleições de meio de mandato.
Durante a temporada de campanha, o presidente procurou transformar a eleição em um referendo sobre negação eleitoral e violência política, alertando que o futuro da democracia americana estava em perigo e nas urnas em novembro.
Desde a saída de Biden de Washington para sua viagem internacional de várias etapas, os resultados do Arizona e Nevada mostraram que os democratas estão prontos para manter a maioria no Senado dos EUA.
“O que vimos foi a força e a resiliência da democracia americana. Vimos isso em ação. O povo americano prova mais uma vez que a democracia é quem somos”, disse.
Biden afirmou que as eleições mostraram “uma forte rejeição aos negadores das eleições em todos os níveis, desde aqueles que buscam liderar nossos estados e narizes para servir no Congresso e também aqueles que buscam supervisionar as eleições. E houve uma forte rejeição da violência política e da intimidação dos eleitores”.
(Em atualização)
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil