• qui. jan 23rd, 2025

“Não somos idiotas”, diz ministro das Relações Exteriores de Taiwan ao criticar postura pacificadora da China

mar 21, 2023 , , ,
Ouvir notícia

O ministro das Relações Exteriores de Taiwan criticou, nesta terça-feira (21), os esforços da China para se apresentar como pacificador no conflito da Ucrânia, enquanto “ameaça guerra” contra a ilha autogovernada.

“A China ameaça guerra contra Taiwan e outros, mas quer propor um plano de paz para a Rússia, que iniciou a guerra contra a Ucrânia”, disse o ministro das Relações Exteriores, Joseph Wu, na conta do Twitter do Ministério das Relações Exteriores de Taiwan.

“Não somos idiotas. Quer paz? Ambos os autocratas devem parar imediatamente com suas ameaças, agressões e expansionismo.”

A aparente referência de Wu ao líder chinês, Xi Jinping, e ao presidente russo, Vladimir Putin, ocorre quando Xi faz uma viagem de três dias a Moscou, classificada por Pequim como “uma jornada de paz “.

Putin disse na segunda-feira (20) que a Rússia está pronta para estudar a proposta da China para resolver a situação na Ucrânia, mas os líderes ocidentais expressaram ceticismo sobre o papel de Pequim como mediador da paz.

A reivindicação de neutralidade de Pequim foi severamente prejudicada por sua recusa em reconhecer a natureza do conflito – até agora evitou chamá-lo de “invasão” – e seu apoio diplomático e econômico a Moscou.

O Partido Comunista da China nunca controlou Taiwan, mas reivindica a democracia autônoma da ilha como sua e repetidamente se recusou a descartar a possibilidade de tomá-la à força.

A China também exerce cada vez mais sua pressão militar sobre Taiwan, enviando regularmente aeronaves e navios de guerra através da linha mediana do Estreito de Taiwan.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem