O 93º Dia Nacional da Arábia Saudita foi marcado por uma série de celebrações. No mundo do futebol não foi diferente. A Liga Saudita, recheada de craques (muitos deles brasileiros), também registraram as festividades e agitaram as redes sociais.
Quem mais chamou atenção foi Neymar. O atacante do Al-Hilal cantou e dançou músicas típicas ao lado do elenco e do técnico Jorge Jesus. O dia 23 de setembro marca a formação do Reino da Arábia Saudita, unificado pelo rei AbdulAziz bin Abdulrahman Alsaud.
🎬 يوم أغلى بلـد 🇸🇦#نحلم_ونحقق #الهلال pic.twitter.com/TMMjkONnhL
— نادي الهلال السعودي (@Alhilal_FC) September 23, 2023
O craque e maior artilheiro da seleção brasileira chegou no futebol do oriente médio nesta temporada. Neymar terá salário de 160 milhões de euros (R$ 861 milhões, na cotação atual) por ano. Ao todo, na última janela de transferências, a Liga Árabe movimentou de mais de 188 milhões de euros (R$ 1 bilhão) em contratações.
Al-Hilal volta a campo nesta segunda-feira (25), para enfrentar o Al Jabalain pela Copa do Rei Saudita.
Investimentos no futebol
Na Arábia Saudita, o Fundo de Investimento Público (PIF) é o principal fundo de riqueza soberana do país. Por meio do Ministério do Esporte, ele distribui o dinheiro para os clubes.
Dirigentes dos próprios clubes e empresários também investem, mas eles também têm investimentos do PIF para os seus negócios.
O aporte inicial para o surgimento do fundo soberano veio do petróleo, principal produto exportador da Arábia Saudita. No entanto, o príncipe herdeiro e governante da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, busca diversificar cada vez mais a economia do país.
O portfólio do PIF foi ampliado, e conta com investimentos em empresas das áreas de infraestrutura, energia, farmacêuticas, entre outras.
Sob o governo do príncipe, o PIF passou a ser um veículo de investimento global, com apostas bilionárias em empresas de tecnologia, como a Uber, bem como outros investimentos de capital.
Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil