Em entrevista à CNN neste domingo (27), o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega comentou os desafios da equipe de transição e as expectativas sobre o anúncio do futuro ministro da Fazenda do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Essa é uma demanda do mercado financeiro e de grande parte da imprensa para que o Lula indique já o ministro da Fazenda. De certa forma, não concordo com essa visão, estamos ainda numa fase em que a equipe de transição levanta números, procura identificar caminhos, fazer propostas, etc”, disse Nóbrega. “Não acho que seja fundamental a presença do próximo ministro da Fazenda”.
O ex-ministro recordou que o nome que viria a ocupar a pasta no primeiro mandato de Lula, em 2002, foi anunciado em dezembro de 2001.
“É bom lembrar que a mesma coisa aconteceu em 2002, quando o Lula foi eleito pela primeira vez, e o ministro da Fazenda só foi indicado no dia 10 de dezembro, faltando três semanas para a posse no cargo de presidente da República. Eu acho que vai acontecer mais ou menos isso”, afirmou.
Nóbrega destacou que, neste momento, a equipe de transição busca identificar desafios na área econômica para o novo governo.
“O que é relevante na equipe de transição é identificar os desafios, que estão essencialmente no campo fiscal. Sem, por exemplo, uma redução dos gastos obrigatórios não há chance de sucesso no governo Lula. Isso por que 93% dos gastos primários do governo federal, e vão para 95%, têm a ver com gastos obrigatórios, despesas obrigatórias em pessoal, previdência, saúde, educação e programas sociais de transferência de renda aos segmentos menos favorecidos”, disse.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil