O governo norueguês realizou uma eutanásia em sua morsa celebridade Freya na manhã deste domingo (14), depois de avisar o público para ficar longe dela.
“A decisão de eutanásia da morsa foi tomada com base em uma avaliação global de ameaça contínua à segurança humana”, disse Frank Bakke-Jensen, diretor-geral da Direção Norueguesa de Pesca, em comunicado à imprensa.
Freya se tornou uma sensação nas redes sociais neste verão, disse à CNN Rune Aae, que leciona biologia na Universidade do Sudeste da Noruega e gerencia um mapa do Google de avistamentos de Freya.
A jovem morsa fêmea estava passando um tempo no Fiorde de Oslo, uma enseada na costa sudeste do país, e aparentemente não tinha medo dos humanos, ao contrário da maioria das morsas. Vários vídeos populares mostram a morsa subindo em pequenos barcos para tomar sol.
Na semana passada, a direção alertou o público para ficar longe de Freya, dizendo que eles tinham observado visitantes nadando com Freya, jogando objetos nela, e chegando perigosamente perto dela para tirar fotos.
“O público desconsiderou a recomendação atual de manter uma distância clara da morsa”, disse Nadia Jdaini, porta-voz da Diretoria Norueguesa de Pesca, à CNN por e-mail.
Anteriormente, a direção disse à CNN que estava considerando várias soluções, incluindo a realocação de Freya para fora do fiorde. Mas “a extensa complexidade de tal operação nos fez concluir que esta não era uma opção viável”, disse Bakke-Jensen no comunicado de imprensa.
“Simpatizamos com o fato de que a decisão pode causar reações ao público, mas estou firme de que essa foi a decisão certa”, continuou Bakke-Jensen.
“Temos grande consideração pelo bem-estar animal, mas a vida humana e a segurança devem ter precedência.” A direção incluiu uma foto de uma grande multidão aparentemente a poucos metros de Freya em seu lançamento.
As morsas fêmeas pesam entre 600 e 900 quilos, ou cerca de 1.300 a 2.000 libras, disse Jdaini. Há mais de 25 mil morsas atlânticas fazendo suas casas nas águas geladas ao redor do Canadá, Groenlândia, Noruega e Rússia, de acordo com o World Wildlife Fund.
Os mamíferos marinhos migram ao longo da costa para se alimentar de moluscos e outros invertebrados em águas rasas.
Normalmente, os mamíferos marinhos são cautelosos com os humanos e ficam nas bordas externas da costa da Noruega. Aae, o professor de biologia que rastreia avistamentos de Freya, disse que a última vez que uma morsa foi documentada tão ao sul no Mar do Norte foi em 2013. “Não é comum”, disse ele — o que levou multidões de noruegueses a se reunirem para ver Freya.
“Normalmente, as morsas aparecerão em algumas ilhas, mas sairão muito em breve, porque têm medo das pessoas”, disse Aae.
Mas Freya “não tem medo das pessoas”, disse ele. “Na verdade, acho que ela gosta de pessoas. Então é por isso que ela não vai embora.
Em um post no Facebook após a morte de Freya ser anunciada, Aae condenou a decisão da diretoria de eutanásia como “muito precipitada”. Ele disse que a equipe de pesca estava monitorando-a com um barco patrulha para garantir a segurança do público e que ela provavelmente deixaria o fiorde em breve, como ela tinha feito em suas visitas anteriores na primavera.
Freya teria “mais cedo ou mais tarde saído do Oslofjord, o que toda a experiência anterior mostrou, então a eutanásia era, na minha opinião, completamente desnecessária”, escreveu ele.
“Que vergonha!”
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil