A nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley, foi empossada na segunda-feira (9) pela vice-presidente do país, Kamala Harris. Ela havia sido indicada pelo presidente Joe Biden para o cargo em janeiro de 2022.
Bagley trabalha com diplomacia e direito há mais de quatro décadas, segundo um comunicado da Casa Branca.
“Hoje tive a honra de empossar Elizabeth Bagley como nossa próxima embaixadora no Brasil. Diplomata experiente, Bagley trabalhará para fortalecer nossa parceria com o presidente Lula e o povo brasileiro em um momento crítico”, escreveu Kamala Harris nas redes sociais.
Today, I had the honor to swear in Elizabeth Bagley as our next Ambassador to Brazil.
An experienced diplomat, Ambassador Bagley will work to strengthen our partnership with President Lula and the people of Brazil at this critical time. pic.twitter.com/7iyXOz1Tu9
— Vice President Kamala Harris (@VP) January 10, 2023
A experiência diplomática de Bagley inclui trabalhos como Conselheira Sênior dos Secretários de Estado John Kerry, Hillary Clinton e Madeline Albright.
Ela também atuou como representante especial na Assembleia Geral das Nações Unidas, representante especial para parcerias globais e embaixadora dos Estados Unidos em Portugal, recebendo a Grã-Cruz do Infante D. Henrique, mais alta condecoração civil portuguesa.
Anteriormente, Bagley atuou como advogada no escritório de advocacia Manatt, Phelps, em Washington, especializado em direito internacional.
Ela também trabalhou como professora adjunta no Centro de Direito da Universidade de Georgetown e como produtora associada da ABC News em Paris, França, e Washington, de acordo com a Casa Branca.
No início de sua carreira, Bagley atuou no Departamento de Estado como representante do Congresso para os Tratados do Canal do Panamá, assistente especial para os Acordos de Camp David e representante do Congresso para a Conferência sobre Segurança e Cooperação na Europa (Acordos de Helsinque), em Madri, Espanha.
(Publicado por Lucas Schroeder, com informações de Lourival Sant’Anna)
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil