Neste domingo (27), o vice-presidente nacional do PT e deputado federal, José Guimarães, declarou à CNN Brasil que o foco central do novo governo e a prioridade é a aprovação da PEC de Transição. De acordo com ele, essa PEC surgiu a partir do debate eleitoral.
“O país inteiro sabia e sabe a posição do presidente eleito [Luiz Inácio Lula da Silva]. Assim como sabia a do presidente atual derrotado [Jair Bolsonaro]”, disse.
O deputado explicou que “excepcionalizar” o teto para atender uma questão social é a questão central, ou seja, dar R$ 600 para as famílias brasileiras que precisam desse benefício, assim como incluir crianças de 0 a 6 anos – somando mais 8 milhões de pessoas no programa.
“O país não pode funcionar sem essa ‘excepcionalização’. Isso não significa irresponsabilidade fiscal, muito pelo contrário. O novo governo tem três questões que orientam a reconstrução que pretendemos fazer para o Brasil: responsabilidade social, responsabilidade fiscal e responsabilidade ambiental”, afirma.
Referente à reeleição do presidente da Câmara, Arthur Lira, Guimarães disse que o diálogo existe desde a primeira reunião entre os Lula e Lira.
“Evidentemente que Lira quer se reeleger e nós começamos a dialogar com ele sobre a nossa participação na reeleição, tendo em vista os interesses do governo. Isso é o que estamos fazendo no sentido de que, nessa semana, podermos fechar essa construção, anunciando a posição oficial do PT”, destacou.
Confira a entrevista na íntegra no vídeo acima
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil