Música, culinária, literatura: a cultura popular engloba diferentes expressões e é conhecida por registrar os costumes de um determinado grupo.
Ela reflete os valores, interesses e gostos das pessoas em uma determinada sociedade e está em constante mudança.
No Brasil, por exemplo, o frevo, a moda de viola e a literatura de cordel são heranças culturais que marcam a história do país e transmitem tradições, assim como ensinamentos, de uma geração para outra.
Criada de forma espontânea, a expressão cultural popular é acessível a todos e pode se expressar de diversas maneiras dentro de uma sociedade, com particularidades regionais e sociais.
O que é cultura popular?
Cultura popular é um conjunto de costumes, ensinamentos e expressões que caracterizam uma determinada comunidade, região ou país.
Criadas espontaneamente pelo povo, essas manifestações são resultado da interação das pessoas, que transmitem costumes, tradições e simbologias de geração em geração.
Esse tipo de cultura representa a história de uma sociedade e tem como uma de suas principais características a transmissão oral.
O conceito é amplo, pois reúne uma série de comportamentos e práticas sociais, que englobam diferentes manifestações, desde a culinária de uma região até as crenças de um povo.
Como surgiu a cultura popular?
A origem da cultura popular brasileira pode ser relacionada aos costumes dos povos indígenas, que influenciaram diversas manifestações ao longo dos anos.
Com a chegada dos portugueses, práticas européias foram introduzidas no país. Em seguida, com a vinda dos escravos, as tradições africanas também ganharam espaço no Brasil.
Além disso, as diferenças geográficas, que são resultado da ampla extensão territorial, também influenciam a construção cultural e diferenciam costumes regionais.
Por isso, o país conta com uma cultura plural, que mescla hábitos e legados de diferentes povos.
A partir dessa miscigenação, surgiram elementos típicos da cultura popular no Brasil, como o samba e a capoeira, por exemplo.
Exemplos da cultura popular brasileira
A cultura popular no Brasil pode se manifestar de diversas formas, seja por festividades, expressões artísticas ou lendas, trazendo histórias e misturas culturais.
Conheça exemplos dessas demonstrações.
Música popular brasileira
Criada a partir da mistura de diferentes culturas, instrumentos e ritmos, a música popular é uma das principais manifestações artísticas do país.
Um exemplo é o samba, gênero musical e dança com influências africanas que ganhou espaço em diversas regiões do Brasil.
Outros estilos de música popular brasileira são:
- música sertaneja: com origem no sertão do Brasil, o sertanejo carrega influências das modas de viola e da música caipira;
- bossa nova: gênero musical brasileiro que surgiu no final dos anos 50, com influências do jazz norte-americano e do samba;
- moda de viola: música típica do interior brasileiro, marcada pela viola caipira e pelas narrativas contadas pelos cantadores em ritmo recitativo;
- músicas folclóricas: canções de criação espontânea que carregam simbologias de determinadas regiões e são passadas de geração em geração, como as cantigas de roda ou de ninar;
- MPB: com influências do folclore brasileiro, a Música Popular Brasileira surgiu na década de 60, revelando artistas que hoje são referências do gênero musical, como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Gal Costa.
Festas populares brasileiras
As festas são uma expressão cultural que tem como principal característica a comemoração coletiva, com participação ativa da população de uma determinada região.
É comum que as festividades reunam tradições regionais, como comidas, músicas e danças típicas.
O carnaval é um exemplo de cultura popular brasileira típica e faz parte dessas festas. A celebração acontece anualmente em diversas localidades do país, três dias antes da quarta-feira de cinzas.
Em 2023, o Governo sancionou uma lei que reconhece as escolas de samba como patrimônio cultural brasileiro.
Com ela, desfiles, músicas e práticas das escolas foram declarados como manifestação da cultura nacional.
Além do carnaval, outros exemplos de festas populares no Brasil são:
- festa junina: celebradas no mês de junho, com danças típicas, como as quadrilhas, e comidas tradicionais, como bolo de milho, canjica e quentão;
- festa do divino: realizada no dia de Pentecostes, em maio, a celebração católica comemora a descida do Espírito Santo e conta com missas, procissões e novenas;
- folia de reis: com origem católica e celebração entre 24 de dezembro e 6 de janeiro, a festividade tem como objetivo comemorar a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus;
- Círio de Nazaré: realizada no segundo domingo de outubro em Belém (PR) há mais de 200 anos, essa festa popular é um evento católico criado para homenagear Nossa Senhora de Nazaré com missas, romarias e vigílias;
- bumba meu boi: com danças, encenações e desfiles, é uma festa folclórica típica das regiões Norte e Nordeste, celebrada entre junho e julho. Ela mistura influências indígenas e da festa de São João com a lenda de pai Francisco e mãe Catarina.
Confira a comemoração do Boi-bumbá Caprichoso, campeão do Festival de Parintins em 2022:
data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”entretenimento” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”-hjt_S7emow”
Literatura popular brasileira
A literatura popular brasileira é caracterizada por histórias transmitidas oralmente de uma pessoa para outra, com elementos regionais ou sociais.
Entre elas, estão as lendas folclóricas, que são contos narrados pelo povo e repassados ao longo dos anos, como a do Boto, do Saci-pererê e do Curupira.
Também fazer parte da literatura popular brasileira:
- adivinhas: perguntas de adivinhação que costumam carregar um teor humorístico;
- parlendas: rimas infantis criadas com o objetivo de estimular a memorização de conceitos;
- trava-línguas: um jogo de palavras composto por frases com palavras ou sílabas de sons similares, o que dificulta a pronúncia;
- provérbios e ditados populares: frases curtas passadas entre as gerações com o intuito de transmitir a sabedoria popular, ensinar e aconselhar;
- literatura de cordel: original da região Nordeste, essa literatura se caracteriza pela escrita em livros xilogravados, que ficam pendurados em barbantes.
Danças populares brasileiras
Com a mistura de ritmos, movimentos e vestuário, as danças populares brasileiras carregam influências regionais e históricas, como as manifestações indígenas e africanas.
Além do samba, existem outras danças típicas da cultura popular brasileira, como:
- quadrilha: dança típica das festas juninas, de origem caipira e com influências folclóricas, bailada em pares;
- carimbó: original do Pará, é uma dança de roda marcada pelos movimentos giratórios, pelas saias rodadas coloridas e pelo som do curimbó;
- danças folclóricas: com características particulares em cada região, as danças folclóricas podem ter o objetivo de celebrar datas religiosas, homenagear alguma figura ou agradecer;
- maracatu: típica de Pernambuco, é uma manifestação folclórica com influências portuguesas, africanas e indígenas, marcada pelos figurinos extravagantes e pela presença da religiosidade;
- frevo: tradicional da região Nordeste, é uma dança folclórica reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, que traz figurinos coloridos acompanhados por sombrinhas, marchinhas aceleradas e passos acrobáticos.
Como ela é manifestada no dia a dia?
A cultura popular se manifesta diariamente em diferentes regiões, a partir de danças, músicas, culinária e da literatura, por exemplo.
Essas expressões são uma maneira de transmitir costumes, festividades e ensinamentos de uma determinada sociedade, por isso diferenciam comunidades, países e regiões.
Por exemplo, no Brasil o samba é uma das músicas populares mais conhecidas. Em Portugal, um estilo musical típico é o fado, que apresenta características bem distintas do samba.
Esse é um ritmo marcado pelas letras sentimentais e melancólicas, assim como pelo lirismo.
Qual é a diferença entre a cultura popular e a cultura erudita?
A principal diferença entre cultura erudita e popular é como elas são produzidas. Na erudita, as manifestações são fruto de estudos, enquanto a cultura popular surge de forma espontânea.
Os produtos da cultura erudita são desenvolvidos por artistas profissionais, que pesquisam e planejam toda a sua concepção.
Normalmente, esse tipo de conteúdo é destinado a um público específico e é menos acessível do que as manifestações populares.
Por outro lado, a cultura popular é criada por um determinado grupo social e tem como base a transmissão de valores e costumes de um povo.
Dessa forma, não precisa ser desenvolvida por profissionais e é acessível para todos.
Cultura popular é a mesma coisa que cultura de massa?
Cultura de massa e popular são conceitos diferentes. Enquanto o primeiro é produzido para as massas, o segundo é criado por elas e carrega valores simbólicos de uma sociedade.
Uma das principais características da cultura popular é a transmissão natural, que acontece a partir da interação das pessoas e representa a identidade cultural de uma sociedade.
Essas manifestações são criadas pelo próprio povo e não por uma indústria.
A cultura de massa, por outro lado, é produzida pela indústria cultural e tem como principal objetivo a geração de lucros para esse mercado de acordo com o interesse das massas.
Para isso, produtos da cultura erudita ou popular podem ser transformados em artigos destinados para o consumo.
Neste caso, os produtos costumam ser mercantilizados por meios de comunicação como a televisão e a internet, que auxiliam na disseminação da cultura para a massa – ou seja, para um grupo formado pela maioria na sociedade.
Alguns exemplos de conteúdos consumidos pela massa são as séries e filmes, tendências de moda e músicas.
Fique por dentro dos principais acontecimentos da cena pop com a CNN
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil