Cada vez mais termos como “prequel”, “sequel” e “spin-off” aparecem antes de títulos de filmes, séries ou livros. Mas você sabe o que isso quer dizer? A CNN preparou um glossário desses termos usados na indústria cultural. (Veja abaixo).
O que é prequel?
O prequel – também chamado de prequela ou prelúdio – é uma história anterior à da obra original. Não necessariamente é sobre o protagonista, mas traz a origem de personagens ou acontecimentos do universo apresentado no primeiro filme.
Por exemplo, “Wonka” é um prequel de “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, pois aborda o início da carreira de Willy Wonka. “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes” também entra nessa categoria já que mostra uma parte da história do vilão da saga “Jogos Vorazes”.
O que é sequel?
Sequel nada mais é do que o termo em inglês para sequência – seja de filme, série ou livro.
Sequências costumam manter o elenco principal e dar continuidade a história da primeira obra – com os mesmos ou novos personagens/ambientação.
Por exemplo, “Avatar: O Caminho da Água” (2022) é uma continuação de “Avatar” (2009), assim como “Top Gun: Maverick” (2022) é uma sequência de “Top Gun – Ases Indomáveis” (1986).
O que é spin-off?
Um spin-off é uma produção derivada de outra, expandindo um universo já apresentando.
Os spin-offs mais famosos no cinema são “O Hobbit”, que traz o universo de “O Senhor dos Anéis”, e “Animais Fantásticos”, que se passa no mundo mágico de “Harry Potter”. Títulos como “Creed” e “Bumblebee” também são spin-offs de sagas de sucesso: “Rocky” e “Transformers”, respectivamente.
Na TV, por exemplo, “Better Call Saul” expandiu o universo de “Breaking Bad”, bem como “The Originals” fez com “The Vampire Diaries”.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil