O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau , disse neste sábado (11) que um “objeto não identificado” foi abatido sobre o espaço aéreo canadense sob suas ordens.
“Ordenei a derrubada de um objeto não identificado que violou o espaço aéreo canadense. @NORADCommand derrubou o objeto sobre o Yukon. Aeronaves canadenses e americanas foram embaralhadas e um F-22 dos EUA disparou com sucesso contra o objeto”, disse Trudeau no Twitter.
I ordered the take down of an unidentified object that violated Canadian airspace. @NORADCommand shot down the object over the Yukon. Canadian and U.S. aircraft were scrambled, and a U.S. F-22 successfully fired at the object.
— Justin Trudeau (@JustinTrudeau) February 11, 2023
Trudeau disse que conversou com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, neste sábado e que as forças canadenses liderarão a operação de recuperação do objeto.
A CNN entrou em contato com a Casa Branca para comentar.
O Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte disse no sábado que estava monitorando “um objeto aéreo de alta altitude” no norte do Canadá, e aeronaves militares estavam operando na área do Alasca e do Canadá, de acordo com um comunicado de imprensa da agência.
Não está claro qual é o objeto ou se ele está relacionado ao suposto balão espião chinês abatido na semana passada ou a outro objeto abatido sobre o Alasca na sexta-feira.
O jornal “Global News” informou sobre a detecção do objeto pelo Norad (Comando Norte-Americano de Defesa Aeroespacial, na sigla em inglês) no início do sábado.
Na sexta-feira (10), os militares dos EUA derrubaram um “objeto de alta altitude” sobre o Alasca depois que as autoridades americanas determinaram que representava uma “ameaça razoável ao tráfego aéreo civil”, pois voava a 40 mil pés.
O objeto foi derrubado por caças designados ao Comando Norte dos EUA, e Biden se referiu à operação como um “sucesso”. As equipes de recuperação agora estão tentando recuperar os destroços que estão sobre o gelo nas águas territoriais dos EUA.
Embora as autoridades não tenham dado nenhuma indicação até agora de que o objeto derrubado no Alasca esteja relacionado ao balão espião chinês, os detalhes são escassos.
Uma semana antes, caças militares dos EUA derrubaram o suposto balão de vigilância chinês sobre o Oceano Atlântico, encerrando um notável drama público que levou a uma desavença diplomática entre Washington e Pequim quando o público americano rastreou o balão de Montana até as Carolinas.
O governo Biden foi submetido a uma série de perguntas esta semana sobre o momento da decisão do presidente de atirar no balão espião.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil