Em entrevista à CNN nesta segunda-feira (13), a professora da Escola Superior de Guerra Mariana Kalil disse que os objetos voadores abatidos pela defesa dos Estados Unidos podem ser uma tentativa chinesa de testar a resposta dos americanos à invasão de seu espaço aéreo.
Ela ressaltou que a sigla OVNI significa objeto voador não identificado, e que, portanto, não quer dizer que os objetos são alienígenas, apenas que sua origem não foi identificada ainda.
“Pode ser um drone de uma pessoa ou empresa patrocinado por um Estado, por exemplo.”
Para ela, a resposta mais provável é que os objetos voadores estejam relacionados ao sistema de navegação chinês. A China possui o próprio sistema de localização – o BDS –, semelhante ao GPS (Sistema de Posicionamento Global), que utilizamos no Brasil e é controlado pelo governo dos Estados Unidos.
Kalil explicou que o BDS chinês é, inclusive, mais preciso que o sistema americano, e que os objetos podem ser uma tentativa de aperfeiçoar ainda mais o sistema.
“É possível que seja um drone que esteja mapeando parte do território americano para o sistema de localização chinês”, disse. “É muito comum que os países tenham esses equipamentos de mapeamento, é provável que os Estados Unidos façam a mesma coisa na China inclusive.”
Veja a entrevista completa no vídeo acima.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil