Outro credor regional dos EUA envolvido na pior crise bancária desde 2008 está procurando ajuda.
O PacWest Bank, com sede na Califórnia, confirmou nesta quinta-feira (4) que está explorando “todas as opções estratégicas” depois que o preço de suas ações caiu pela metade nas negociações após o expediente, após um relatório da Bloomberg de que estava considerando uma venda.
O último banco a anunciar que estava explorando opções estratégicas foi o First Republic Bank. Esse banco regional faliu na segunda-feira (1) e o JPMorgan comprou a maior parte de seus ativos.
“Segundo as práticas normais, a empresa e seu conselho de administração revisam continuamente as opções estratégicas”, disse a PacWest em comunicado.
“Recentemente, a empresa foi abordada por vários potenciais parceiros e investidores – as discussões estão em andamento. A empresa continuará avaliando todas as opções para maximizar o valor para o acionista”.
A Bloomberg, citando fontes anônimas, informou na quarta-feira (4) que o banco está tentando se vender, mas os licitantes não estão comprando a ideia. O PacWest Bank está considerando dividir a empresa ou, como alternativa, tentar levantar capital para se sustentar, informou a Bloomberg.
Assim como muitos outros bancos regionais dos EUA, o valor dos empréstimos e títulos da PacWest desmoronou com a alta das taxas de juros. Os clientes retiraram seus depósitos em março com medo de que o banco pudesse falir e eles ficariam na mão.
Embora a Corporação Federal de Seguros de Depósitos assegure contas com até US$ 250.000, muitas empresas têm muito mais dinheiro em suas contas, muito do qual não é segurado.
Isso deixou o banco e seus concorrentes com um problema potencial: se os clientes continuarem sacando suas contas, o banco pode ficar sem dinheiro para pagá-los. Isso deixou os investidores nervosos: as ações da PacWest caíram 72% este ano.
A PacWest parece ter se estabilizado nas últimas semanas desde os colapsos de março do Silicon Valley Bank e do Signature Bank. A PacWest informou na semana passada que os clientes pararam de sacar seu dinheiro e 73% dos depósitos do banco foram segurados.
Na quinta-feira, disse que 75% de seus depósitos estavam garantidos a partir de 2 de maio.
“O banco não experimentou fluxos de depósitos fora do comum após a venda do First Republic Bank e outras notícias”, afirmou em comunicado. “Além disso, a empresa pagou recentemente US$ 1 bilhão em empréstimos com nosso excesso de liquidez. Nosso caixa e liquidez disponível permanecem sólidos e excederam nossos depósitos não segurados, representando 188%”.
Quando o First Republic faliu no início desta semana, os investidores ficaram preocupados com a possibilidade de outro sapato cair. As ações da PacWest caíram 28% na terça-feira (2) e outros 2% na quarta-feira (3).
Outros bancos regionais também caíram nas negociações após o expediente na quarta-feira, incluindo a Western Alliance, que caiu quase 30%.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil