Em painel promovido pela CNN nesta terça-feira (11), os deputados federais Pedro Lupion (PP-PR) e Josias Gomes (PT-BA) debateram as ações recentes que vem sido tomadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) pelo Brasil.
Nesta segunda-feira (10), O economista e ativista João Pedro Stedile, da direção nacional do MST, anunciou que o movimento realizará “ocupações de terra” em todos os estados do Brasil ao longo do mês de abril.
No mesmo dia, um grupo de trabalhadores rurais militantes do MST e outros movimentos sociais invadiram a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Alagoas.
O deputado federal Josias Gomes avaliou que não é de primeira importância a análise sobre se o termo correto é invasão ou ocupação, e disse que o principal assunto deve ser o interesse do governo no agronegócio.
“O termo ocupação e invasão tem uma motivação evidentemente política. No ponto de vista do MST, quando fala de ocupar, é que aquela terra está improdutiva e essa é a razão que eles fazem o movimento. Enquanto isso se tem a outra visão de que aquilo é uma invasão”, disse o deputado.
“Um ou outro termo é o que menos conta quando você tem governos que se interessam pela agricultura brasileira como um todo e busca razões para que, tanto o pequeno agricultor, quanto a grande agricultura tenham seu espaço. Nosso propósito nunca foi criar confronto de terminologias neste debate, que é secundário”.
Já o deputado Pedro Lupion avaliou que as atuais medidas do MST são uma invasão, por se tratar de propriedades privadas.
“É uma invasão. É uma propriedade privada, tem um dono, então qualquer ocupação dessa área é uma invasão. Na verdade é uma questão de narrativa ssa tntativa de colocar como ocupação pra fazer um movimento político. Mas o que ocorre é invasão de uma propriedade privada”.
Confira o debate na íntegra no vídeo acima
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil