• qui. jan 23rd, 2025
Ouvir notícia

A estrutura usada no Pan do Rio, em 2007, e nas Olimpíadas de 2016 estão à disposição para os atletas que pretendem disputar medalhas em Paris 2024. O Comitê Olímpico do Brasil organizou a estrutura para receber o treino de diversas modalidades.

O Centro de Treinamento para Ginástica Artística é fundamental para o COB. Rebeca Andrade chegou jovem ao local. Antes das Olimpíadas de Tóquio, em 2020, ela ainda fazia o ensino médio e dividia a sala de treinamentos com uma sala de estudos para o ensino médio no CT. Quase 4 anos depois, ela está na faculdade de psicologia e ostenta um ouro e uma prata conquistados no Japão. O sucesso é tanto que, pela segunda vez, ela concorre ao Prêmio Brasil Olímpico na categoria atleta do ano pela segunda vez. “Votem em mim no PBO”, brincou a atleta que parou um treino para conversar com a CNN.

Outra atleta, Jade Barbosa, comemora poder treinar num centro de referência. “Recebemos atletas de outros países. Temos projetos para crianças também”, explicou a veterana que representa o Brasil desde os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

Time Brasil de Ginástica Artística em treino no CT do COB no Rio de Janeiro | Foto: Jairo Nascimento / Bruna Baddini – CNN Brasil

Também na Barra da Tijuca, outras estruturas recebem os atletas de alta performance no CT Maria Lenk, nome dado em homenagem à primeira mulher sul-americana a participar de uma Olimpíada, em 1932.

Entre salas de fisioterapias recheadas de equipamentos e atletas se esforçando para recuperação de tônus muscular, outros circularam pelo espaço gigantesco em busca da academia apta a preparar esportistas de várias modalidades ao tatame especial, inspirado no piso macio usado na Ginástica Artística que funciona para absorver impactos da luta e analisar o desempenho de pisadas e quedas.

Nas piscinas, as raias recebem nadadores e, ao lado, o treinamento dos atletas da canoagem serve para a busca precisão nos movimentos que serão testados. Os esportes aquáticos terão destaque em Paris. O estádio Náutico de Vaires-sur-Marne e o Rio Sena, que corta a capital francesa, receberão provas.

Recentemente, o Brasil conquistou 205 medalhas, em Santiago, na melhor participação da história em Jogos Pan-Americanos.

Paris 2024

O Brasil pretende enviar cerca de 330 atletas para os próximos jogos olímpicos. Seria a maior delegação. Em Tóquio, por exemplo, foram 302 atletas.

Até o momento, o Brasil tem 145 atletas classificados. Ainda há uma série de competições classificatórias em andamento ou agendadas, portanto estão disponíveis mais vagas.

As Olimpíadas em Paris acontecerão entre 26 de julho a 11 de agosto de 2024.

Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem