Os legisladores estão pedindo ao governo Biden que divulgue mais informações sobre os objetos derrubados, dizendo que receberam pouco até agora.
“Acho que deveria haver mais transparência – e acredito que isso pode ser oferecido de forma a proteger a segurança nacional, as fontes e os métodos”, disse o senador Ron Wyden, democrata do Comitê de Inteligência do Senado, na segunda-feira (13).
O senador Gary Peters, que preside o Comitê de Segurança Interna e Assuntos Governamentais do Senado, disse que conversou três vezes com o secretário de Segurança Interna Alejandro Mayorkas no fim de semana junto com autoridades do Pentágono.
Ele disse que não sabe de nada além do que já foi relatado pela mídia. “Ainda temos questões pendentes sobre o que sabemos”, disse.
“Faremos perguntas investigativas amanhã, quando elas chegarem em um ambiente confidencial”, acrescentou Peters, observando que suas ligações no fim de semana não foram confidenciais.
O senador democrata Jon Tester, que preside o Subcomitê de Apropriações de Defesa, disse que não acredita que haja um protocolo de como os EUA lidam com esses objetos e planeja usar o processo de apropriações para descobrir “o que eles sabiam, quando sabiam e qual é o plano”.
O membro do ranking do Comitê de Inteligência do Senado, Marco Rubio, um republicano, disse que acha que “a divulgação da comunicação tem sido ruim” e pediu que o presidente Joe Biden aborde os objetos não identificados.
“Acho que eles [o povo americano] precisam ouvir o presidente, talvez tão simples quanto dizer ‘você sabe, não sabemos o que eles são, estamos fazendo tudo o que podemos para determinar, e é por isso que nós os abatemos’”, disse Rubio.
O senador republicano Mitt Romney alertou contra ficar “muito animado” com balões e objetos não identificados quando ainda há tantas dúvidas sobre o que são.
“Acho que ficamos um pouco empolgados com objetos que não entendem muito bem o que são – balões, balões meteorológicos – e vamos descobrir o que são antes de ficarmos muito empolgados”, disse.
Outro republicano, o senador Todd Young, que faz parte do Comitê de Relações Exteriores do Senado, disse que há “muito mais a aprender” antes de avaliar se a derrubada dos objetos foi realizada adequadamente.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil