A região Sudeste do país sofre a influência de uma frente fria desde o fim da noite desta sexta-feira (29). O fenômeno reduziu as temperaturas nos estados e aumentou a estabilidade, trazendo chuva para São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte de Minas Gerais neste sábado (30), após dias de calor intenso.
De acordo com a meteorologista Maria Clara Sassaki, do Climatempo, o fenômeno pode causar chuvas fortes no norte do Rio e no Espírito Santo. Em Vitória, estima-se que os últimos minutos do ano sejam de chuva, com ventos fortes, raios e transtornos associados às fortes precipitações.
“O alerta está mantido para o Sudeste do Brasil, principalmente Rio de Janeiro e Espírito Santo, no decorrer das próximas horas. Na hora da virada, há chances para chuvas fortes e potencial para transtornos na região norte do Rio. Cidades na região Campos dos Goytacazes, por exemplo, devem sentir as maiores precipitações. A região serrana do Espírito Santo também deve ser atingida”, diz Sassaki.
O tempo fechou entre a noite de sexta-feira (29) e a madrugada de sábado (30). O dia amanheceu com nebulosidade em São Paulo, Rio, Vitória e Belo Horizonte.
Veja como fica o tempo nas capitais do Sudeste na hora da virada
Rio de Janeiro
De acordo com Sassake, a chuva deve ser mais incidente na capital fluminense neste sábado (30) e durante a manhã do domingo (31). Nas horas que antecedem a virada, o tempo deve se firmar.
“A chuva que atinge o Rio hoje deve seguir com direção ao norte, de modo que haverá uma circulação de ventos úmidos do mar, com bastante nebulosidade e até uma possibilidade de garoa na hora da virada, mas nada tão grande e que deva atrapalhar a festa nas praias”
Belo Horizonte
Em BH, há pouca chance de chuva, embora o tempo esteja instável.
“A frente fria está avançando e, evidentemente, influencia o tempo por lá também. No entanto, as chuvas devem ser mais recorrentes entre o sábado e o início da manhã de domingo”, diz Sassake.
Vitória
As condições mais adversas devem ser registradas no Espírito Santo. Na capital Vitória, a previsão aponta para temporal na hora da virada, com chuvas intensas, raios, ventos e possibilidade de transtornos relacionados a essas condições.
O tempo deve começar a se firmar na cidade capixaba na segunda-feira (1º).
São Paulo
São Paulo, que registrou a maior temperatura do mês d dezembro nesta sexta-feira (36ºC), teve uma mudança repentina de temperatura. A capital amanheceu com termômetros na casa dos 19ºC.
“O cenário amanheceu bem diferente, nublado, carregado e chuvoso. Assim deve ser hoje entre e amanhã, no entanto, até a hora da virada, o tempo deve se firmar e as temperaturas ficam na casa dos 21ºC”.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil