• ter. ago 5th, 2025

Patrícia Poeta notifica Sonia Abrão por suposta “campanha de discurso de ódio”

abr 14, 2023
Ouvir notícia

Advogados de Patrícia Poeta enviaram nesta semana uma notificação extrajudicial para a apresentadora Sonia Abrão e o colunista Alessandro Lo-Bianco para que se retratem publicamente após suposta “campanha de discurso de ódio” praticada contra a jornalista da TV Globo.

A defesa de Patrícia diz que ela “vem sendo alvo de uma massacrante e ininterrupta campanha difamatória a partir da divulgação de fatos inteiramente falsos e da atribuição de qualidades extremamente depreciativas” por parte de Sonia e Lo-Bianco.

Ainda de acordo com os advogados, a suposta difamação é feita pela dupla na televisão e em redes sociais, “ora lhe atribuindo condutas desabonadoras que jamais ocorreram, ora lhe agredindo deliberadamente por meio da utilização pura e simples de ofensas verbais e xingamentos”.

A notificação cita um post feito por Sonia Abrão no qual ela critica a postura de Patrícia Poeta em relação a Manoel Soares, colega dela no programa “Encontro”.

“GROSSA! MAL EDUCADA! Qto desrespeito com o MANOEL SOARES! CORTOU A PALAVRA DELE E ATRAVESSOU NA FRENTE DA CÂMERA PRA TIRAR O APRESENTADOR DE CENA! PATRÍCIA POETA tá merecendo um gelo da GLOBO, que insiste em passar pano para esse comportamento cheio de recalque dela com o colega!”, escreveu Sonia Abrão em seu perfil no Instagram.

À CNN, o advogado de Patrícia, André Perecmanis, explicou a motivação da jornalista ao enviar a notificação. “Tendo em vista que ambos vêm se utilizando não apenas do programa televisivo ‘A Tarde é Sua’, como ainda de suas redes sociais e de entrevistas, para inventar fatos que jamais aconteceram e atacá-la com ofensas e xingamentos, a jornalista Patrícia Poeta não teve outra alternativa a não ser notificá-los para que pedissem desculpas formais e se retratassem publicamente”, disse ele.

Além disso, Perecmanis também explicou que, por terem sido notificados para que se retratassem e não terem feito isso, o próximo passo seria um processo criminal contra eles.

“Receberam a notificação anteontem. Ontem, já reverberaram isso no programa deles e não se retrataram. Voltaram a ofender, o Alessandro fez um post no Instagram, sendo extremamente irônico, e agora, nosso próximo passo será um processo criminal contra eles”, explicou à CNN.

Pronunciamento de Sonia Abrão e Alessandro Lo-Bianco

Após a notificação, os jornalistas debocharam da situação. No programa “A Tarde É Sua” da última quinta-feira (13), a apresentadora se pronunciou sem citar nomes.

“Jornalista não pode temer processo. Isso não pode fazer calar. A gente tem que ter responsabilidade sobre o que fala. Se o processo vier e você ganhar, ótimo. Se a pessoa perder, ótimo também, e cumpra-se a lei. A gente está do lado da lei”, disse ela.

Sônia foi procurada pela CNN para se pronunciar mas, até o momento dessa publicação, não se manifestou

Já Lo-Bianco fez um post em suas redes sociais no qual ironizou o caso:

Entenda o caso

Os comentários feitos por Sonia Abrão e outros jornalistas são referentes a uma situação ocorrida no programa “Encontro” neste mês, quando Patrícia Poeta passou na frente de Manoel Soares, seu companheiro de programa, e o interrompeu em sua fala durante o programa ao vivo.

Na internet, internautas criticaram a postura da jornalista.

Depois do episódio, Patrícia chegou a se desculpar publicamente. “Coisas de programa ao vivo”, disse ela após a repercussão negativa.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem