• qua. jan 22nd, 2025

Peixe-boi é flagrado saindo da água para respirar enquanto dorme; especialista explica comportamento

Uma moradora da Flórida, nos Estados Unidos, viralizou ao mostrar como peixes-boi respiram enquanto descansam. 

Os animais parecem acordar, subir à superfície, respirar, e voltar a dormir em seguida. No entanto, de acordo com João Carlos Gomes Borges, coordenador do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho e diretor de Pesquisa e Manejo na Fundação Mamíferos Aquáticos, o movimento é automático. 

“Tanto que, no vídeo, dá para perceber que às vezes ele volta inclusive para o mesmo ponto [no qual estava dormindo]. Então, ele não muda o padrão de comportamento, só respira e já submerge novamente”, esclarece. 

O hábito é comum entre todas as espécies de peixe-boi: marinho, amazônico e africano. 

Borges explica que, acordados, os peixes-boi precisam respirar com intervalos de dois a três minutos, mas enquanto descansam a pausa pode chegar a 25 minutos. Isso porque a frequência cardíaca deles cai de 40 para 6 batimentos por minuto, “ao ponto de [o sangue] ficar prioritariamente direcionado a órgãos essenciais, como coração, pulmão e cérebro.” 

Mas por que não ficar próximo à superfície como fazem outros mamíferos aquáticos? Borges explica que eles podem, sim, ficar apenas com a cabeça e a cauda submersos, mas, como no caso do peixe-boi marinho, que habita regiões mais quentes, ficar na superfície pode ser desconfortável.  

“O couro do peixe-boi é um couro bastante grosso e se ele ficar o tempo inteiro com o dorso exposto na superfície, pode ficar sujeito a problemas de intensidade solar. Por isso que é mais frequente ver, em situações como essa, o animal optar por fazer o repouso de fundo”, detalhou o especialista. 

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem