• qui. jan 23rd, 2025

Personalidades do mundo lamentam morte do papa emérito Bento XVI

Ouvir notícia

Autoridades e personalidades do mundo lamentaram a morte do papa emérito Bento XVI neste sábado (31).

O alemão Joseph Ratzinger tinha 95 anos, tendo renunciado ao papado em 2013 por motivos de saúde e envolto em acusações e polêmicas.

Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália, afirmou que ele foi “um gigante da fé e da razão”.

“Pôs a sua vida ao serviço da Igreja universal e falou, e continuará a falar, aos corações e às mentes dos homens com a profundidade espiritual, cultural e intelectual do seu Magistério. Um homem apaixonado pelo Senhor. Um cristão, um pastor, um teólogo: uma grande figura da história que a história jamais esquecerá.
Expressei ao Santo Padre Francisco a participação pessoal e do Governo na sua dor e na de toda a comunidade eclesial”.

Olaf Scholz, primeiro-ministro da Alemanha, destacou que, em sua visão, Bento XVI “foi para muitos, não apenas neste país, um líder especial da igreja. O mundo perde uma figura formadora da Igreja Católica, uma personalidade polêmica e um teólogo inteligente. Meus pensamentos estão com o Papa Francisco”.

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse pelas redes sociais: “O meu pensamento dirige-se aos católicos de França e do mundo inteiro, enlutados pela partida de Sua Santidade Bento XVI, que trabalhou com alma e inteligência por um mundo mais fraterno”.

Já o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, disse estar triste pelo falecimento e que seus pensamentos “estão com os católicos no Reino Unido e em todo o mundo hoje”. “Ele foi um grande teólogo cuja visita ao Reino Unido em 2010 foi um momento histórico para católicos e não católicos em todo o nosso país”, ressaltou.

Outras autoridades que lamentaram a morte de Bento XVI foram Anthony Albanese, premiê da Austrália, e Antonio Tajani, vice-primeiro-ministro italiano.

Pelo Twitter, Roberto Gualtieri, prefeito de Roma também prestou solidariedade.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem