• sáb. fev 1st, 2025

“Perturbador”, critica Tim Burton ao ver IA reproduzir seu estilo em personagens da Disney

set 12, 2023
Ouvir notícia

Em entrevista ao portal “The Independent”, Tim Burton comentou um artigo do “BuzzFeed”, empresa focada na geração de conteúdos diversos, que utilizou a inteligência artificial (IA) para recriar alguns personagens da Disney com aspectos góticos e pálidos, características marcantes nos trabalhos da carreira do diretor e cineasta.

Mundialmente famoso por filmes, animações e séries como “Edward Mãos de Tesoura“, “Alice no País das Maravilhas“, “Beetlejuice – Os Fantasmas se Divertem“, “Batman“, “A Noiva Cadáver” e, claro, “Wandinha“, Burton conta que ficou com um sentimento muito perturbador ao ver a tecnologia customizando os personagens dos estúdios Disney.

“Eles fizeram a IA fazer minhas versões dos personagens da Disney. Não consigo descrever a sensação que isso lhe dá. Isso me lembrou de quando outras culturas dizem: ‘Não tire minha foto porque isso está tirando sua alma’”.

Na publicação do “BuzzFeed”, foram retratadas as personagens “Bela Adormecida“, com aparência pálida, vestido preto e olhar tenebroso, “Branca de Neve“, com olhar igualmente macabro e “Pocahontas” correndo em uma floresta um tanto quanto assombrada. O diretor reconhece que algumas das projeções ficaram boas, mas que a experiência em ver seu talento clonado e imitado não é agradável.

“O que isso faz é sugar algo de você. Retira algo da sua alma ou psique; isso é muito perturbador, especialmente se tiver a ver com você. É como se um robô levasse sua humanidade, sua alma”, afirma.

Atualmente, Burton aguarda o desenrolar das negociações da greve dos roteiristas e atores de Hollywood para continuar trabalhando na produção do longa “Os Fantasmas se Divertem 2” e da segunda temporada de “Wandinha”, na Netflix.

Disney nunca mais?

Em 2022, o cineasta comentou no Festival Lumiere, na França que, provavelmente, não voltará a trabalhar com a Disney. Durante coletiva de imprensa, ele observou que a a empresa está amplamente focada em suas franquias de sustentação, principalmente nos universos cinematográficos de Star Wars e Marvel e em seu potencial envolvimento no MCU no futuro.

“Só posso lidar com um universo, não posso lidar com um universo múltiplo”, disse ele.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem