A dobradinha entre Atlético Mineiro e Cruzeiro fechando o Top 5 de torcidas brasileiras é mais uma surpresa do “O Maior Raio-X do Torcedor”. Isso porque a dupla mineira tirou do grupo dos cinco primeiros colocados o Vasco, que historicamente sempre esteve presente ali.
Outro ponto a se destacar é que na eterna batalha entre Rio Grande o Sul e Minas Gerais pela condição de terceira força do futebol brasileiro, no que se refere ao tamanho das torcidas, os mineiros estão à frente, pois Galo e Raposa superam Grêmio e Internacional acima da margem de erro.
Pela Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest, atleticanos e cruzeirenses têm 5%, cada, dos torcedores brasileiros. O Vasco aparece com 4%, portanto dentro da margem de erro, que é de 1,4 ponto percentual, para mais ou para menos, mas numericamente abaixo dos dois rivais mineiros.
Era vitoriosa influencia
Quando se faz a análise levando em consideração os números nas cinco regiões do Brasil fica evidente que o clube de São Januário tem uma torcida nacional.
Por outro lado, no Sudeste, região que concentra 42% da população brasileira, sendo Minas Gerais o segundo estado mais populoso, Atlético e Cruzeiro têm números impressionantes.
Menos da metade da torcida do Vasco está no Sudeste
São 98% dos atleticanos concentrados no Sudeste e 97% dos cruzeirenses. Da torcida do Vasco, menos da metade, 46%, está na região mais populosa do Brasil.
A segunda região com mais vascaínos é a Norte, onde estão 24% dos torcedores do time de São Januário, mas lá tem apenas 8,8% da população brasileira.
O Vasco é muito forte ainda no Nordeste, que concentra 27% dos brasileiros, com 22% da sua torcida na região, contra apenas 2% do Cruzeiro e 1% do Atlético.
Esses números mostram que a fidelidade dos mineiros aos clubes do seu estado faz a diferença. Outro ponto que precisa ser destacado é que algumas das pesquisas anteriores mais recentes, que mostravam o time de São Januário à frente da dupla mineira, consideravam também o segundo clube do torcedor, o que não acontece na Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest.
E Norte, com 55%, e Nordeste (34%), são as regiões onde os torcedores mais declararam torcer por dois clubes neste levantamento.
Minas x Sul
Apesar de terem perdido para os gaúchos no ranking da fidelidade, pois 82% dos gremistas e colorados garantiram torcer apenas para seus clubes, com 70% dos atleticanos e 69% dos cruzeirenses tendo um “coração dividido”, pois declaram que torcem para outra equipe brasileira, os mineiros levam a melhor nos números absolutos justamente pela força das suas torcidas dentro do próprio estado.
Com Minas Gerais tendo quase o dobro da população do Rio Grande do Sul, e Atlético e Cruzeiro tendo 98% e 97%, respectivamente, das suas torcidas, dentro do Sudeste, isso justifica Galo e Raposa apareceram à frente dos rivais gaúchos no levantamento.
Metodologia
A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.
Top 12 maiores torcidas do Brasil
- Flamengo – 24%
- Corinthians – 18%
- Palmeiras – 9%
- São Paulo – 8%
- Atlético Mineiro e Cruzeiro – 5%
- Vasco – 4%
- Grêmio e Santos – 3%
- Bahia, Internacional e Sport – 2%
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil