Uma equipe de pesquisadores do Canadá afirma ter descoberto dois novos minerais após analisar o pedaço de um meteorito de 15 toneladas que caiu na Somália, em 2020.
O professor da Universidade de Alberta Chris Herd disse que enquanto classificava a rocha notou minerais “incomuns”. Ele então solicitou que o colega Andrew Locock realizasse uma análise com microssonda eletrônica para investigar o objeto.
“No primeiro dia de análises, Locock afirmou: ‘Você tem aqui ao menos dois novos minerais’”, contou Herd ao jornal britânico The Guardian.
Segundo o professor, minerais similares foram sinteticamente criados em laboratório nos anos 1980, mas nunca haviam sido registrados na natureza. Eles foram nomeados como elaliite e elkinstantonite, devido à localização do meteorito.
Para Herd, os novos minerais podem ajudar a entender o funcionamento do “laboratório da natureza”. Um terceiro potencial novo mineral ainda está sob análise.
“Eu nunca imaginei que estaria envolvido em descobrir novos minerais apenas pelo fato de estar trabalhando com meteoritos”, acrescentou.
Cientistas da Universidade de Alberta gostariam de examinar outras amostras retiradas do mesmo meteorito, mas Herd informou haver relatos de que a rocha foi enviada para a China. É comum que meteoritos sejam comercializados em mercados internacionais.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil