O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, anunciou neste sábado (23) o início da perfuração de um poço na bacia Potiguar na margem equatorial brasileira.
“É com muita alegria que informo que foi iniciada, nessa manhã, a perfuração do poço 3-RNS-160 [denominação corrigida], Pitu Oeste, na Bacia Potiguar, Margem Equatorial Brasil. Broca no fundo! Dedos cruzados! O futuro já começou! A PETROBRAS VOLTOU”, disse Prates na conta dele na rede social X.
A Bacia Potiguar abrange porções marítimas dos estados do Rio do Grande do Norte e do Ceará e é parte da chamada Margem Equatorial brasileira, que se estende entre os estados do Amapá e do Rio Grande do Norte.
Descobertas recentes anunciadas em regiões contínuas a essas fronteiras, especialmente nos vizinhos Guiana e Suriname, indicam relevante potencial de produção de petróleo para a Margem Equatorial brasileira.
A ideia é que após a perfuração na bacia Potiguar, a Petrobras consiga obter a licença para pesquisa na bacia da Foz do Amazonas, que fica localizada próxima ao Amapá e ao Pará.
De acordo com o anúncio de Prates neste sábado, a lâmina d’água é de 1180 metros, a profundidade total esperada é de 4230m, e a expectativa é de que o reservatório seja atingido até o final de janeiro.
Ele falou ainda sobre outro poço que será perfurado na bacia. “O outro poço programado é o Anhanguá, que fica a aproximadamente 80 km da costa, e o início dependerá da duração de Pitu Oeste. Utilizaremos a mesma sonda”, afirmou.
A estatal recebeu a licença para perfurar esse poço no dia 2 de outubro.
A companhia não realizava esse simulado (Avaliação Pré-Operacional) desde 2013, quando obteve a primeira licença para a mesma área, em Pitu.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil