A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (9), uma operação para prender um grupo responsável por tráfico internacional de drogas do Paraguai para o Brasil, via cidades do Mato Grosso do Sul.
A “Operação Rota 163” é contra suspeitos de usarem rodovias das cidades de Ponta Porã (MS) e Campo Grande (MS) para o crime. Segundo a PF, o primeiro flagrante contra o grupo foi quando os criminosos estavam usando a rota, que corta todo o estado do Mato Grosso do Sul, passa pelo Paraná e vai até o Paraguai.
Dois mandados de busca e apreensão são cumpridos nesta terça-feira (9), além de um mandado de prisão e sequestro de bens e valores dos investigados, nas cidades de Campo Grande e Ponta Porã.
As investigações se iniciaram em janeiro de 2023, quando duas integrantes do grupo criminoso foram flagradas e presas por transportar aproximadamente 30 kg de pasta-base de cocaína, em um tanque de combustível, oriunda do Paraguai, na BR 163, município de Quatro Pontes (PR). A PF suspeita que a droga do Paraguai entrava no Brasil pela região de Ponta Porã.
A PF apurou que o grupo utilizava uma rede de transportadores, fornecedores e compradores. O grupo distribuía entorpecentes em diversos estados do Brasil, como Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Durante as investigações, outros integrantes do grupo foram presos no Brasil e no Uruguai. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, lavagem de dinheiro, dentre outros, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 40 anos de prisão. A PF diz que as investigações continuam a fim de que todos os integrantes do grupo criminoso sejam identificados.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil