A Polícia Federal (PF) junto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) iniciou, nesta quinta-feira (11), uma ação para a retirada de invasores do interior da Terra Indígena Karipuna, em Rondônia.
Foram mobilizados 80 policiais federais, dez servidores do Ibama e um da Funai.
Nas ações, serão autuados os 12 maiores e principais pontos de alerta de desmatamento existentes na localidade e 20 madeireiras e serrarias do entorno.
Os estabelecimentos vendem ilegalmente madeiras extraídas do local por meio de um esquema que muda a origem dos produtos com emissões e transferências simuladas de créditos virtuais do Sistema de Documento de Orgiem Florestal (Sisdof), com a utilização de laranjas.
A operação realizará ainda a identificação de pessoas envolvidas nas atividades de loteamento e comercialização ilegal de terras — a chamada grilagem — e em extração ilegal de madeira.
Também será feito pelas autoridades a inutilização de maquinários e de toda a estrutura dos invasores, como pontes que foram construídas. Os responsáveis serão conduzidos para a sede da PF para prestar esclarecimentos.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil