Há três principais impactos globais a partir desse cenário, segundo Américo. O primeiro é na guerra na Ucrânia, já que o acordo para aprovar o orçamento dos EUA deixou de fora cerca de US$ 6 bilhões em recursos para Kiev.
O segundo é o “exemplo” da radicalização para o restante do mundo, “reforçando esse tipo de atitude em outros países”, e enfraquecendo a democracia. “A democracia não é perfeita, mas não precisa ser radicalizada,” completa Américo.
O terceiro impacto é a paralisação do governo e a falta de acordo em um país de grande influência global como os Estados Unidos, gerando “uma repercussão seríssima do ponto de vista econômico no mundo”.
Ouça também: Governo Biden vai ampliar muro na fronteira com México para barrar imigrantes; guerra na Ucrânia entra em fase crucial e desfavorável a Kiev; Brasil recusa liderar uma operação da ONU no Haiti; Venezuela emite um mandado de prisão contra o opositor Juan Guaidó; e a ativista da luta por direitos da mulher no Irã, Narges Mohammadi, ganha o Prêmio Nobel da Paz.
Apresentação: Américo Martins e Camila Olivo
Produção: Bruna Sales
Edição: Raphael Henrique
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil