• qui. jan 23rd, 2025

Políticas de Justiça e Segurança Pública devem estar integradas, diz membro da transição

Ouvir notícia

Advogado e membro da equipe de transição entre governos, Gabriel Sampaio disse em entrevista à CNN neste domingo (20) que as políticas públicas de Justiça e de Segurança Pública devem ser desenvolvidas e aplicadas de maneira integrada — mesmo que os temas sejam separados em ministérios diferentes pelo governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Termos uma gestão pública capaz de trabalhar a integração esses temas fortalece tanto a construção quanto a aplicação das políticas públicas. Pode ocorrer em uma mesma pasta. Mas se ocorrer em pastas distintas, não se pode perder essa dimensão de integrar as políticas de Justiça e Segurança Pública”, explicou.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mencionou durante sua campanha à Presidência a possibilidade de separar os temas em diferentes pastas. Atualmente, eles estão unidos no Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Durante a entrevista, Sampaio, que também é coordenador da Conectas Direitos Humanos, falou sobre a representatividade em cargos de governo – neste domingo, o país celebra o Dia da Consciência Negra.

“No pós-redemocratização , o ciclo em que teve mais esforços para aumento da representatividade ocorreu nos governos petistas. A partir destes compromissos, o que se espera é que isso volte a acontecer no próximo governo”, completa o jurista, que compôs a pasta da Justiça nas gestões de Lula e Dilma Rousseff (PT).

Produzido por Thiago Felix e Letícia Brito; publicado por Danilo Moliterno

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem