Após Javier Milei ter sido declarado novo presidente da Argentina neste domingo (19), políticos brasileiros foram às redes sociais para comentar o resultado.
A polarização da eleição entre o ultraliberal e seu adversário, Sergio Massa, refletiu o tom dos comentários.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e parlamentares do seu campo político parabenizaram a vitória do candidato de extrema direita Milei enquanto deputados da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentaram o resultado.
Lula, por sua vez, desejou, neste domingo (19), boa sorte ao novo governo da Argentina sem citar o nome do presidente eleito.
A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica.
Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A…
— Lula (@LulaOficial) November 19, 2023
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) disse que a vitória de Milei “é a repetição de uma tragédia”.
A eleição de Javier Milei é a repetição de uma tragédia. Será uma batalha duríssima, mas não tenho dúvidas que nossos irmãos argentinos resistirão com muito firmeza às cenas de um filme que já conhecemos aqui no Brasil. Não importa onde, não importa quando, contem conosco na luta…
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) November 19, 2023
Gleisi Hoffmann, presidente do PT e deputada federal pelo Paraná, afirmou que Milei representa um “novo e duríssimo teste” para a democracia da Argentina.
O resultado das eleições presidenciais na Argentina deve ser reconhecido por todos, como fez prontamente o candidato Sergio Massa, que teve o apoio do PT. Confiamos que o povo argentino e suas instituições saibam atravessar este novo e duríssimo teste para a sua democracia,…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) November 19, 2023
Para a deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ), a vitória de Milei é “um duro golpe nas lutas por direitos e liberdades democráticas na América Latina”.
A vitória da extrema direita na Argentina com Milei é um duro golpe nas lutas por direitos e liberdades democráticas na América Latina. Assim como derrotamos o fascismo aqui, ajudaremos nossos hermanos na resistência. Nosso abraço de luta brasileiro. Força, estamos com vocês!
— Talíria Petrone (@taliriapetrone) November 20, 2023
“Esperança volta a brilhar”, diz Bolsonaro
Jair Bolsonaro parabenizou Javier Milei pela eleição na Argentina e disse que a “esperança volta a brilhar” no país após a população escolher o novo representante.
– Parabéns ao povo argentino pela vitória com @JMilei . A esperança volta a brilhar na América do Sul.
– Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós.
– Jair Bolsonaro.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 19, 2023
Para o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o resultado do pleito na Argentina representa uma vitória contra a esquerda e o comunismo e “um passo decisivo rumo à liberdade” na América Latina.
Parabéns, @JMilei . Que Deus ilumine seu caminho na presidência. A Casa Rosada trará desafios gigantescos, mas tenho certeza de que você fará o melhor pela Argentina. Pouco a pouco vamos vencendo a esquerda e o comunismo na América Latina.
Que a Argentina seja um exemplo e… pic.twitter.com/kc2PbKzCja— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) November 19, 2023
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) parabenizou a Argentina pela escolha de Milei para comandar o país até 2028 e pediu que o Brasil aprenda com seus vizinhos.
Aprende, Brasil. Parabéns Argentina! E chupa essa manga, Janja.
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) November 19, 2023
Damares Alves (Republicanos-DF), senadora e ex-ministra de Bolsonaro, comemorou a vitória de Milei e desejou “que a onda conservadora avance por todo continente”.
Viva a democracia! Nossa esperança é que a onda conservadora avance por todo continente! Que Deus abençoe a Argentina! pic.twitter.com/McCndoEQ3E
— Damares Alves (@DamaresAlves) November 19, 2023
Veja também: Sergio Massa liga para Milei e admite derrota
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil