• qui. jan 23rd, 2025

Porta-bandeira da Portela denuncia racismo em loja do Aeroporto de Brasília

nov 24, 2023 ,
Ouvir notícia

A filha da porta-bandeira da Portela Vilma Nascimento denunciou em suas redes sociais nesta quinta-feira, 23, o caso de racismo sofrido no Duty Free Shop do Aeroporto Internacional de Brasília. O caso aconteceu na última terça-feira, 21, enquanto elas voltavam para o Rio de Janeiro, após dona Vilma de 85 anos receber uma homenagem na Câmara dos Deputados como parte das celebrações do Dia da Consciência Negra. 

No vídeo publicado, a filha Danielle Nascimento relata que a porta-bandeira e família compraram chocolates na loja e quando estavam saindo um fiscal abordou as acusando de ter levado um produto sem pagar. Na situação foi solicitado que Dona Vilma tivesse a bolsa revistada. “ Foi uma humilhação que nem eu, nem a minha mãe imaginávamos passar nessa vida. Estamos tristes e traumatizadas até agora. Foi um absurdo”, contou.

Os funcionários foram questionados sobre o motivo da revista, mas não responderam. Danielle diz que solicitou a presença da Polícia Federal, mas não apareceram. “Entrei no avião lotado aos prantos, com todos me olhando”. Vilma e Danielle quase perderam o voo de volta.

A escola de samba Portela publicou uma nota de repúdio sobre o caso. “A luta por uma sociedade mais justa e humana passa pelo combate ao racismo. O G.R.E.S Portela repudia veementemente o preconceito sofrido por Vilma Nascimento, o Cisne da Passarela, no aeroporto de Brasília, em companhia de sua filha Danielle Nascimento.

Vilma é um dos ícones da Portela e do carnaval. É uma sambista de destaque, que traz na pele a marca de nossa ancestralidade. O constrangimento, demonstrado nas imagens divulgadas, é sentido por todos que temos no samba parte importante de nossa identidade, e que enxergamos em Vilma uma de nossas grandes referências. Em nome dessa ancestralidade, que orgulhosamente compartilhamos e exaltamos, levantamos nossa voz pedindo para que o caso seja apurado pelas autoridades. Este é um dever do Poder constituído não apenas para com os sambistas, mas para toda a população preta de nosso país, que não admite mais ser discriminada em lugares públicos.”

A CNN procurou a Duty Free Shop do Aeroporto Internacional de Brasília e até a publicação da matéria não houve resposta da empresa.

VEJA VÍDEO PUBLICADO PELA FAMILIA NO MOMENTO QUE DONA VILMA TEM A BOLSA REVISTADA

 

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem