Nesta segunda-feira (4), a Polícia Federal (PF) prendeu preventivamente um homem de nacionalidade portuguesa suspeito de tráfico internacional de crianças no interior de São Paulo. Ele é suspeito de participar de um esquema que transportava recém-nascidos para o continente europeu.
A ação acontece no âmbito da Operação Deverra, deflagrada na manhã de hoje. Os agentes cumprem seis mandados judiciais, sendo quatro mandados de busca pessoal, um de busca e apreensão e o mandado de prisão contra o português, que é alvo das investigações.
Na última quinta-feira (30), o Ministério Público de São Paulo denunciou à PF o caso de um recém-nascido na cidade de Valinhos (SP). O bebê foi abandonado pela mãe no hospital e registrado como filho deste português.
Há menos de um mês, o mesmo homem havia registrado outra recém-nascida, nascida no mesmo hospital, como sua filha.
Durante a investigação, os policiais federais constataram que o homem havia utilizado documentação falsa para obter a guarda unilateral das crianças na justiça paulista, o que o autorizaria a deixar o Brasil com os bebês sem a presença da mãe.
Os suspeitos envolvidos no esquema podem responder também pelos crimes de registro falso, promoção de ato destinado ao envio de criança ou adolescente para o exterior com inobservância das formalidades legais ou com o fito de obter lucro, entre outros delitos.
As penas podem ultrapassar 18 anos de reclusão.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil