Arthur Henrique (MDB), prefeito de Boa Vista, em Roraima, anunciou nesta segunda-feira (25) o cancelamento do show de Johnny Hooker na cidade após pressão nas redes sociais. O artista diz que estuda tomar medidas judiciais cabíveis contra o ato da prefeitura.
Segundo o prefeito, religiosos da cidade resgataram um vídeo antigo onde o artista diz que Jesus Cristo seria “travesti, transexual e bicha”. Em sua conta do Instagram, o político afirmou que após pressão na web, decidiu tomar tal atitude.
Na ocasião, em 2018, Johnny reagia a uma tentativa de proibição da peça “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, com a atriz trans Renata Carvalho, que recria a história de Jesus como transexual.
“E eu estou aqui hoje pra dizer pra vocês que Jesus é travesti, sim, Jesus é transexual, sim, Jesus é bicha, sim”, disse na época.
“Jesus é BICHA sim” Festival #LULALIVRE afronta os cristãos. @jairbolsonaro @Estadao @alefrotabrasil @Francischini_ @MagnoMalta @PastorMalafaia @Brasil_de_Fato @ptbrasil @Pontifex_pt @STF_oficial pic.twitter.com/eepGXoEALz
— Aprígio (@aprigioesilva) July 29, 2018
Hooker se apresentaria no evento Mormaço Cultural 2023, que acontece desta terça-feira (26) a domingo (1º) na capital de Roraima. As atrações foram escolhidas pelos moradores da cidade em uma votação realizada nas redes sociais.
Pronunciamento do prefeito
Em esclarecimento divulgado nas redes sociais, Henrique disse que Hooker foi escolhido a partir da demanda do público assim que o festival foi anunciado.
“Neste final de semana, uma das atrações [Hooker] foi desaprovada por muitas pessoas através de manifestações públicas. Eu estava fora do Brasil, em um evento de primeira infância, e no meu retorno, sábado, me deparei com esses questionamentos. Eu quero pedir desculpas”, diz Henrique em vídeo publicado em suas redes sociais.
“Respeito é algo que não abro mão. Todos sabem dos meus princípios e dos meus valores e, como prefeito, sempre vou fazer o melhor pelas pessoas e pela cidade de Boa Vista. De imediato iniciamos as tratativas jurídicas e, a meu pedido, a Fetec [Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista] cancelou essa atração do festival”, disse.
Resposta Johnny
Hooker, por sua vez, respondeu ao cancelamento, ao também publicar um vídeo em que afirma que ele e sua equipe estão completamente devastados com o ocorrido e que estão estudando as medidas judiciais cabíveis.
Além disso, ele também pede aos demais artistas que participarão do festival, como Duda Beat, Xamã e Vanessa da Mata, que se pronunciem sobre o ocorrido, que o classifica como “vitória da LGBTfobia, do extremismo religioso e do conservadorismo no Brasil”.
“O meu show é um show de respeito de celebração da diversidade, que incita a palavra do amor e do respeito a todos”, comenta Hooker.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil