A prefeitura de São Paulo interditou um trecho da avenida Eliseu de Almeida, no bairro do Butantã, na Zona Oeste da cidade após a abertura de uma cratera na via devido ao rompimento de uma obra da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
A via da Zona Oeste será compartilhada nos sentidos Centro e Taboão da Serra a partir desta segunda-feira (13), além disso, os itinerários de ônibus serão mantidos.
Segundo a prefeitura, a Sabesp realizava intervenção em um coletor de esgoto, que rompeu e danificou trecho da via entre a avenida Ministro Lauro Ferreira até a Rua Santa Albina.
De acordo com o prefeito Ricardo Nunes, uma das medidas será fazer o compartilhamento da avenida tanto no sentido Taboão da Serra quanto Centro. Na altura da Rua Mário Dias, local onde ocorre a obra da Sabesp, a via está bloqueada apenas nesse sentido por questões de segurança.
“Organizamos uma ação emergencial. Essa medida entrará em vigor a partir desta segunda-feira. E 25 agentes da CET estarão cuidando da sinalização. A Sabesp se comprometeu a acelerar essa obra e entregá-la até sexta-feira (17), para liberarmos a Eliseu de Almeida”, explicou o prefeito. “A ação da Prefeitura é corrigir a questão do trânsito, acompanhar a obra, cobrar agilidade da Sabesp e manter o transporte coletivo atendendo a população de forma satisfatória”, completou.
Em nota, a Sabesp informou que técnicos trabalham no conserto do coletor-tronco de esgoto e que não há desabastecimento de água.
“O foco dos serviços é a estabilização do terreno e, na sequência, a recuperação de trechos danificados. Não é possível estimar prazos. Um dos motivos da situação é a sobrecarga da tubulação provocada pelas conexões indevidas da água das chuvas de imóveis para as redes de esgoto”, disse a empresa em nota.
Transporte coletivo
A SPTrans informou que a partir desta segunda-feira (13) sete linhas de ônibus vão trafegar por uma faixa reversível montada na Avenida Eliseu de Almeida, no Butantã, no sentido Centro, no trecho entre a Rua Lauro Ferreira até a Rua Santa Albina, para a realização de reparos.
Foram criados dois pontos de ônibus provisórios no trecho da reversível. Os técnicos da SPTrans monitoram as linhas e os pontos, dando suporte à operação. Juntas, as linhas transportam 47 mil passageiros por dia e pela via passam 39 ônibus por hora nos horários de pico.
Linhas envolvidas:
- 8020/10 Butantã – Shop. Morumbi
- 8018/10 Vl. Sônia – Metrô Morumbi
- 8072/10 Pq. Ipê – Metrô Morumbi
- 756A/10 Jd. Paulo VI – Term. Água Espraiada
- 746H/10 Jd. Jaqueline – Sto Amaro
- 809L/10 Campo Limpo – Lapa
- N842/10 Term. Pinheiros – Cohab Raposo Tavares
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil