A Armênia está pronta para reconhecer o enclave de Nagorno-Karabakh como parte do Azerbaijão se Baku garantir a segurança de sua população de etnia armênia, disse o primeiro-ministro Nikol Pashinyan, segundo a mídia russa e armênia, na segunda-feira (22).
Nagorno-Karabakh tem sido uma fonte de conflito entre os dois vizinhos do Cáucaso desde os anos que antecederam o colapso da União Soviética em 1991, e entre armênios étnicos e turcos azeris por mais de um século.
Em 2020, o Azerbaijão assumiu o controle de áreas que eram controladas por armênios étnicos dentro e ao redor do enclave montanhoso e, desde então, fechou periodicamente a única estrada de acesso que liga Nagorno-Karabakh à Armênia, da qual o enclave depende para apoio financeiro e militar.
“Os 86.600 quilômetros quadrados do território do Azerbaijão incluem Nagorno-Karabakh”, disse Pashinyan em entrevista coletiva.
“Se nos entendermos corretamente, a Armênia reconhece a integridade territorial do Azerbaijão dentro dos limites nomeados, e Baku – a integridade territorial da Armênia em 29.800 quilômetros quadrados.”
A agência citou-o dizendo que estava preparado para fazer isso – na verdade aceitar as fronteiras internacionalmente reconhecidas do Azerbaijão – se os direitos dos armênios em Nagorno-Karabakh fossem garantidos. Ele disse que o assunto deve ser discutido em conversas entre os dois países.
“A Armênia continua comprometida com a agenda de paz na região. E esperamos que em um futuro próximo cheguemos a um acordo sobre o texto do tratado de paz e possamos assiná-lo”, disse ele, de acordo com o noticiário do estado russo. agência Tass.
(Publicado por Fábio Mendes)
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil