Os baixos índices de vacinação no Brasil são uma preocupação, disse à CNN a presidente da Pfizer no país, Marta Diez.
“É uma preocupação em geral, não especificamente da Covid”, comentou. “Então, a verdade é que a preocupação para nós, como companhia, para o Ministério da Saúde, para outras companhias, para a população é que a taxa de vacinação está muito baixa para todas as vacinas”.
Na opinião da presidente da Pfizer, essa “é uma preocupação grande porque tem uma probabilidade de surtos de doenças que já estavam praticamente desaparecidas no Brasil”.
A Covid ainda tem mais dificuldade porque é uma vacina de adulto, geralmente. Então, as vacinas de adultos sempre tiveram taxas de vacinação menores. Mas a verdade é que é um problema grande de saúde pública e o ministério está trabalhando, mas as fake news não ajudaram
Marta Diez
À CNN, a presidente da Pfizer antecipou que a empresa vai lançar, no final do ano que vem, duas vacinas. Uma contra o vírus sincicial e outra contra a enxaqueca. “Vão ser bastante importantes para nós, para a população”, disse.
O sincicial teve surtos no país recentemente. Também houve casos fora do Brasil. “É uma vacina tanto para pessoas idosas como para vacina no feto, né… para vacinar o bebê antes que ele nasça. Então é uma vacina bem inovadora que estamos para trazer no final do ano que vem”.
Outra novidade prevista é um medicamento para dermatite atópica. “Uma doença inflamatória, mas que se vê na pele das pessoas. É uma doença que, até agora, não tinha tratamento e nós estamos trazendo o tratamento. São doenças que são graves. As pessoas não sabem, mas são graves, e criam também muito problema psicológico”.
*Publicado por Nathan Lopes, da CNN
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil