Nove presos suspeitos de comandar uma onda de ataques no Rio Grande do Norte nesta semana foram transferidos para penitenciárias federais na noite de sexta-feira (17). Os detentos foram conduzidos do Presídio Rogério Coutinho, localizado no Complexo de Alcaçuz, para o Sistema Penitenciário Federal (SPF).
De acordo com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), a transferência foi a pedido do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte e do governo local e autorizada pelo Juiz da Vara de Execução Penal.
A operação teve apoio dos policiais penais que atuam na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária de RN. Com a nova transferência, já são 10 custodiados do estado incluídos nas penitenciárias federais desde o início da crise no estado.
Os detidos são acusados de comandar crimes como homicídios e tráficos de drogas, além de estar envolvidos em planos de fugas e ataques a patrimônios públicos e privados no Rio Grande do Norte.
Os presos transferidos podem ficar custodiados em qualquer uma das cinco unidades federais que são localizadas em: Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Mossoró (RN), Porto Velho (RO) e Brasília (DF).
Segundo a Senappen, os presos ficarão isolados em celas individuais, com visitas monitoradas e apenas por parlatório e com rigorosos procedimentos de segurança.
O balanço das ações das forças de segurança registram 106 suspeitos detidos. Foram apreendidas 31 armas de fogo, 4 simulacros de arma de fogo, 87 artefatos explosivos, 23 galões de gasolina, 11 motos e 2 carros. Além de dinheiro, drogas e produtos de furto recuperados.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil