• qui. jan 23rd, 2025

Primeira pessoa diagnosticada com autismo no mundo morre aos 89 anos

Ouvir notícia

Donald Gray Triplett, a primeira pessoa diagnosticada no mundo com sintomas de autismo, morreu aos 89 anos na última quinta-feira (15), de acordo com o Bank of Forest, onde ele trabalhava dese 1958.

Triplett começou a trabalhar no Bank of Forest, um pequeno banco do estado do Mississippi, nos Estados Unidos.

“Cada funcionário que passou por nossas portas desde então, tem boas histórias e memórias dele, que guardaremos como um tesouro — olhando com inveja para suas fotos de viagem, tendo sua foto tirada por ele como um novo funcionário, uma coleção de bugigangas e cartões postais dados ao longo dos anos, um apelido ou número dado quando ele conheceu você, ou até mesmo por levar um ‘tiro’ dele com elásticos coloridos”, disse o Bank of Forest em um comunicado no Facebook.

Triplett foi identificado como “Donald T.” no artigo de 1943 “Autistic Disturbances of Affective Contact”, de Leo Kanner, do Johns Hopkins Hospital e foi tema de um documentário da PBS, bem como do livro “In a Different Key: The Story of Autism”.

O livro, escrito por John Donvan e Caren Zucker, foi um best-seller do New York Times e finalista do Prêmio Pulitzer em 2017.

O autismo ou transtorno do espectro autista incorpora um grupo de transtornos do neurodesenvolvimento que causam habilidades de comunicação e habilidades sociais prejudicadas. O espectro geralmente começa antes dos 3 anos de idade e dura toda a vida, mas a intervenção precoce tem papel importante no tratamento e no progresso dos indivíduos.

Não existe um exame médico definitivo para diagnosticar o autismo. Em vez disso, o espectro é diagnosticado observando o desenvolvimento da criança.

Triplett foi examinado pela primeira vez por Kanner, um psiquiatra infantil, em 1938. O artigo de Kanner desenvolveu a ideia de que o autismo está relacionado à falta de afeto dos pais, o que foi apelidado de teoria da “mãe da geladeira”.

O funeral de Triplett será realizado na segunda-feira (19) em Forest, de acordo com seu obituário.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem