A produção industrial registrou variação de 0,1% na passagem de outubro para novembro, , após avançar 0,3% no mês anterior, disse o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (5).
Com esses resultados, o setor ainda se encontra 2,2% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 18,5% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011, diz a Pesquisa Industrial Mensal (PIM).
Na comparação com novembro de 2021, o setor registra crescimento de 0,9%. No ano, a indústria acumula queda de 0,6% e, em 12 meses, de 1%.
O mercado esperava contração de 0,1% no mês e alta de 0,8% na comparação anual, segundo pesquisa da Reuters.
“Nos últimos seis meses, foram quatro resultados negativos, do total de cinco que tivemos até agora para 2022. Isso mostra o setor girando em torno de um mesmo patamar, mas com um viés negativo, já que a média móvel trimestral está em queda pelo quarto mês seguido e mostra uma trajetória descente muito clara”, explica o gerente da pesquisa, André Macedo. Em novembro, a média móvel trimestral ficou em -0,2%, após também recuar em outubro (-0,4%), setembro (-0,3%) e agosto (-0,2%).
*Publicado por Ligia Tuon
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil