A Receita Federal divulgou nesta sexta-feira (24) que o programa para realizar a declaração do Imposto de Renda 2023 será liberado para download a partir do dia 15 de março, mesma data do início do prazo para o envio do documento.
O programa é liberado anualmente pela Receita, tanto para computadores desktop quanto no formato de aplicativos para smartphones com sistemas operacionais Android e iOS. Outra opção é preencher as informações da declaração no formato online, sem necessidade de baixar o programa.
De acordo com a Receita Federal, o atraso do calendário do Imposto de Renda 2023 possibilitará que os contribuintes possam ter acesso à declaração pré-preenchida logo no início do envio, agilizando o processo e evitando possíveis erros.
Diferente de outros anos, o período de entrega da documentação vai até o dia 31 de maio. Com o novo prazo, os contribuintes terão de 15 de março até o final de maio para acertar as contas com o leão.
Nos anos anteriores, o tempo para realização do processo costumava terminar no mês de abril. Porém, desde 2020, o prazo vem sendo prorrogado para 31 de maio em razão da pandemia de Covid-19.
Na segunda-feira (27), a Receita divulga os detalhes e as principais mudanças da declaração deste ano em uma coletiva para a imprensa.
*Sob supervisão de Ana Carolina Nunes
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil