• qui. jan 23rd, 2025

Projeção da Defesa Civil de Blumenau, mostra que o nível do Rio Itajaí- Açu deve chegar a 10 metros até às 22h

Ouvir notícia

Em Blumenau (SC) muitas lojas do principal comercio, na Rua XV de Novembro, amanheceram fechadas neste sábado (7). Os comerciantes retiraram produtos como medida preventiva após alerta de enchente emitido pela Defesa Civil. A chuva persistiu durante boa parte do dia, com poucas aberturas de sol. Mas a previsão indica mais chuva volumosa.

Na medição do Rio Itajaí- Açu feita às 17h apontou 7,7, metros com aumento de 42 centímetros em uma hora. A projeção da Defesa Civil de Blumenau, mostra que o nível do rio deve chegar a 10 metros até às 22h e pode chegar em 12 metros até domingo, deixando centenas de ruas alagadas.

O acumulado médio de chuvas nas últimas 24 horas na cidade é de mais de 56mm. Desde o dia 4 de outubro a Defesa Civil do Município já atendeu a mais de 200 ocorrências, entre destelhamentos, queda de árvores, alagamentos e análises de risco.

Dois abrigos foram abertos na cidade, mais de 60 pessoas desabrigadas e mais de 30 pessoas desalojadas, em casas de familiares. A 38ª edição da Oktoberfest chegou a ser suspensa por cinco dias, com expectativa de retorno na próxima quarta-feira, 11. A programação foi ampliada em até uma semana, seguindo até o dia 29 de outubro. Na segunda-feira as aulas da rede pública municipal de ensino foram canceladas.

O Exército se reuniu com a prefeitura neste sábado, para elaborar um plano de ação. Uma força-tarefa com medidas de segurança foi montada em todo o Estado de Santa Catarina.

O funcionamento das barragens no Alto Vale do Itajaí também impacta toda a região do Vale e o nível do Rio Itajaí- Açu. Por isso segue o monitoramento da Defesa Civil. Na cidade de Taió, a barragem opera com mais de 85% com todas as comportas fechadas.

Já em Ituporanga, a barragem estava operando com uma comporta aberta e outras quatro fechadas em cerca de 80% da capacidade. Na tarde deste sábado o Governador Jorginho Mello determinou o fechamento da comporta C4.

A decisão veio após a avaliação técnica de que a barragem poderia perder a operação por conta do alto volume armazenado no equipamento, porém a decisão foi tomada tendo em vista a previsão de chuva e os impactos que poderão ser causados nas cidades do Vale do Itajaí. “Estamos tomando a decisão. Uma decisão difícil, pois temos o risco de perder a operação da barragem, mas estamos aqui para tomar a decisão”, destacou o governador.

78 municípios já registraram ocorrências relacionadas as chuvas. Em Rio do Oeste, no Vale do Itajaí uma pessoa morreu após cair em uma plantação alagada. Na próxima quarta-feira, 11 alguns meteorologistas apontam a chegada de mais uma frente fria, trazendo chuva volumosa para a região. A preocupação e a atenção continuam.

Veja também: Pai e filha salvam cachorro no meio de enchente no Rio Grande do Sul

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”nacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”i8O4nJrlPyo”

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem