• qui. jan 23rd, 2025

Protesto contra lei de anistia da Catalunha reúne 170 mil pessoas em Madri

Ouvir notícia

Cerca de 170 mil pessoas marcharam por Madri neste sábado (18), no maior protesto até agora contra uma lei de anistia à tentativa de separação da Catalunha em 2017, que foi negociada pelos Socialistas para formar um governo.

A manifestação, a mais recente de uma série de protestos em cidades espanholas, foi realizada dois dias depois do primeiro-ministro socialista, Pedro Sánchez, ganhar um mandato de quatro anos, com apoio dos partidos nacionalistas da Catalunha e do País Basco, em troca do seu apoio à lei.

Os manifestantes, muitos deles agitando bandeiras espanholas e segurando cartazes que diziam “Sánchez traidor” e “Não vendam a Espanha”, protestaram contra a lei. Quatro associações judiciárias, partidos políticos de oposição e líderes empresariais dizem que o texto ameaça o Estado de direito e a separação dos poderes.

As autoridades estimam o número de manifestantes em 170 mil.

Após a passeata, centenas de pessoas protestaram na rodovia perto do Palácio de Moncloa, residência do primeiro-ministro em Madrid. A estrada A6 foi fechada por cerca de uma hora durante o protesto, mas reaberta após a polícia liberar a área.

Um pequeno protesto foi realizado em frente à Embaixada da Espanha em Londres.

A anistia abrangerá cerca de 400 pessoas envolvidas na tentativa de independência de 2017, incluindo separatistas, mas também policiais envolvidos nos conflitos com ativistas.

O referendo de independência foi declarado ilegal pelos tribunais e gerou a pior crise política da Espanha em décadas.

Sánchez, que venceu uma eleição parlamentar para formar um novo governo na quinta-feira (16) por 179 votos a favor e 171 contra, defendeu a lei dizendo que a anistia ajudaria a aliviar tensões na Catalunha.

Veja também: Sánchez presta juramento de posse como premiê da Espanha

Com reportagem Graham Keeley e reportagem adicional de Susana Vera, Raul Cadenas, Silvio Castellanos

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem