O PT fechou acordo nesta quarta-feira (8) entre as lideranças internas da Câmara e decidiu que o nome que será apresentado para presidir a Comissão de Constituição e Justiça da Casa neste ano deverá ser o do deputado Rui Falcão (SP).
Uma reunião de uma comissão formada pelas diferentes correntes internas do partido definiu o nome de Rui. No dia 1º de fevereiro, a CNN tinha revelado que Falcão deveria ser o indicado. Agora, o nome só precisa ser validado pela bancada na próxima terça-feira, o que é considerado uma formalidade.
Em razão de um acordo formulado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não deve haver adversário contra Falcão. Lira fez o acordo com o PL, de modo que PT e PL, as maiores bancadas da Câmara, integrassem seu bloco.
Falcão já foi presidente do partido durante o governo Dilma Rousseff (PT) e é um dos parlamentares mais próximos do presidente Lula. Ele integra a corrente minoritária Novo Rumo, que ficou sem postos estratégicos no governo.
A corrente Construindo Um Novo Brasil, majoritária, é a que teve mais espaços. Os ministros palacianos Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), por exemplo, a integram.
Paulo Pimenta (Secom) é da Socialismo em Construção e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), da corrente Resistência.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil