• qui. jan 23rd, 2025
Ouvir notícia

Para 34% dos eleitores, a economia nos últimos 12 meses piorou, apontou uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (19).

O estudo foi feito com base em 2.015 entrevistas feitas pessoalmente com eleitores brasileiros de 16 anos ou mais, entre os dias 13 e 16 de abril. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais (pp) – para mais ou para menos.

Entre os consultados, 39% acreditam que a economia se manteve do mesmo jeito em relação ao que era há um ano, enquanto, para 23%, a situação melhorou. 4% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram por não responder.

Em relação a abril de 2022, 62% dos eleitores disseram acreditar que a economia havia piorado na mesma amostra de comparação, 18% disseram que melhorou e 17%, que ficou do mesmo jeito.

/ Reprodução

Quanto aos próximos 12 meses, 51% acreditam que a economia irá melhorar. Outros 29%, por outro lado, veem piora no cenário econômico, enquanto 16% pensam que vai continuar do mesmo jeito que está. 4% não souberam ou preferiram por não responder

A pesquisa trouxe, também, que a economia é o principal problema do país para 31% dos eleitores. A preocupação com a economia oscilou dentro da margem de erro em relação ao último levantamento, feito em fevereiro, no segundo mês do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quando o índice foi de 29%.

Em comparação com abril do ano passado, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda estava no comando do Executivo, a economia preocupava 46% dos eleitores – ou seja, a pesquisa desta terça demonstrou uma queda de 15 pp.

Com informações de Léo Lopes, da CNN. 

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem