“2021, plantar
2022, colher
2023, coroar
2024, desaparecer”
Em “Ahora Qué”, uma das principais faixas do seu primeiro disco, o “Donde Quiero Estar”, o cantor espanhol Quevedo, um dos vencedores do último Grammy Latino, fala sobre “desaparecer” depois um ano de coroação.
Coincidência ou não, após um 2023 com hits de sucesso e quase 4 bilhões de reproduções no Spotify, nos primeiros dias de 2024 o artista trocou sua foto de perfil para uma imagem enigmática e apagou todos os posts no Instagram.
Meses antes, no vídeo em que divulgou a extensão da turnê “DQE Tour”, o cantor já tinha dito que ele e os fãs “iriam se ver menos” neste ano. O sumiço do astro tomou as páginas de fãs, com muitos deles perguntando o que planeja Quevedo e se ele iria mesmo “desaparecer” em 2024, no auge da carreira, como está escrito em “Ahora Qué”.
Em uma entrevista feita no ano passado ao site Periódico de España, o artista esclareceu que o “desaparecer” seria mais uma pausa, e não o fim da carreira.
“Não vou desaparecer do mapa, mas sim buscar mais tranquilidade. Não quero que a corrente me leve daqui para lá como já aconteceu comigo outras vezes”
Quevedo
E tranquilidade foi o que Quevedo não teve em 2023. Foram mais de 25 músicas lançadas, incluindo as 16 faixas do “Donde Quiero Estar” (DQE) e Columbia, um dos principais hits do último verão europeu.
Além disso, o artista percorreu a Espanha e as capitais de México, Peru, Chile, Uruguai, Paraguai e Argentina com a turnê do seu álbum, que lotou estádios. No Chile, por exemplo, os ingressos para o show se esgotaram em 20 minutos.
A CNN acompanhou a apresentação e viu uma Movistar Arena lotada de fãs super animados.
Quem é Quevedo?
Quevedo tem 22 anos e nasceu em Madri, mas se mudou ainda pequeno com a família para o Brasil. Quando tinha quatro anos, o espanhol foi morar em Gran Canaria, nas Ilhas Canárias — um arquipélago da Espanha na costa da África e onde ele mais se sente em casa.
O espanhol iniciou a carreira em 2020, mas o grande sucesso veio dois anos depois. Após lançar “Ahora y Siempre” e o remix de “Cayó La Noche”, Quevedo foi convidado pelo produtor argentino Bizarrap para o projeto Bzrp Music Sessions (o mesmo da música que Shakira fala sobre Piqué).
O refrão “Quedate” caiu na boca da galera, e “Quevedo: Bzrp Music Sessions, Vol. 52” foi a música do verão europeu daquele ano. O hit desbancou “Envolver”, de Anitta, e ficou semanas no #1 do Spotify Global. Só o clipe da música tem 600 milhões de views no YouTube.
Mas a “coroação” mesmo veio em dezembro de 2023, quando a collab ganhou a categoria de Melhor Canção de Música Urbana no Grammy Latino.
E tem mais: Quevedo também foi o artista espanhol mais escutado no Spotify no ano passado, com “Playa Del Inglés” sendo a música mais ouvida na Espanha.
Novo disco vem aí?
Nas redes sociais, há quem diga que todo esse sumiço tem a ver com a divulgação de um suposto novo álbum: o “Buenas Noches” (“Boa noite”, em português).
Como de costume, Quevedo jogou algumas pistas para os fãs. Uma delas é a expressão “Buenas Noches”, que é citada tanto em “Columbia” quanto em “Buenas” – duas músicas lançadas pelo canário no 2º semestre do ano passado.
Os dois videoclipes compartilham uma identidade visual parecida, o que fez os fãs desconfiarem que são do mesmo projeto.
Em um outro vídeo que viralizou nas redes sociais, também é possível ver Quevedo com várias pessoas da sua equipe vestindo uma camisa escrito “Buenas Noches”.
@todosobrequevedo Sígueme para todo sobre Quevedo #quevedo #viral #buenasnoches
O que sabemos até agora:
Quevedo tem shows marcados (e esgotados) em Miami (EUA) e em Porto Rico ainda em janeiro. No dia 20, ele encerra a turnê DQE em Bogotá.
Depois disso, a próxima apresentação confirmada é só no dia 29 de junho, em um festival na cidade espanhola de Valência.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil