• ter. fev 4th, 2025

Rafa Brites marca data para retirar silicone dos seios e explica motivo

abr 18, 2023
Ouvir notícia

A apresentadora Rafa Brites anunciou na última segunda-feira (17) que irá retirar as próteses de silicone em seus seios –procedimento conhecido como explante.

Em suas redes sociais, ela afirmou que tomou essa decisão porque, segundo ela, depois de amamentar seus dois filhos, os seios ficaram flácidos e o silicone já estaria marcando.

Entre trocar as próteses antigas por novas, ou retirar o silicone que já tem, preferiu retirar e ficar sem a partir de agora.

Rafa afirmou ainda que nunca teve nenhuma complicação, alergia, ou reação à prótese desde que as colocou. Entretanto, após pesquisar e descobrir alguns riscos que as mulheres com próteses correm, ela decidiu marcar seu explante.

“Terei que fazer aquela cicatriz em T. Para quem tem queloide já entra em desespero, porque a minha cicatriz da cesárea é muito ruim, muito grossa, mas tive que escolher a minha saúde, para tirar esse plástico do meu corpo”, explicou ela.

“A remoção da prótese tem uma estética bem importante. Deve ser bem conversado. inclui cicatrizes muito maiores na mama”, explica o cirurgião plástico Douglas Haddad.

Ainda em seu desabafo com os fãs, a jornalista contou que decidiu colocar o silicone quando era muito nova, e que foi fortemente influenciada pela moda.

“Cada um faz o que quer com o seu corpo. A gente tem que cuidar do nosso corpo como a gente bem entende e sem julgar os outros. Mas, quando eu coloquei o silicone eu era muito nova, eu fui muito influenciada pela moda, pela cultura da época, que era das Angels da Victoria’s Secret, elas eram muito peitudas e magras, bem modelo americano”, contou ela.

Prós e contras do silicone

Segundo Douglas Haddad, os prós do implante incluem tanto a parte estética quanto da reconstrução, principalmente em caso de mulheres que tiveram de passar por mastectomia.

Sobre os contras, ele explica que todo material usado no organismo pode apresentar reações.

Muito se fala também sobre a troca dos implantes, o que chegou a ser cogitado por Rafa Brites. Segundo o cirurgião plástico Fernando Almeida Prado, atualmente, a troca é indicada a cada período de aproximadamente dez anos.

“Mais importante do que a troca dos implantes em uma data exata é o acompanhamento destes com ultrassonografias anuais e ressonâncias magnéticas realizadas a cada dois anos. Com o passar dos anos, aumenta a possibilidade de ruptura e extravasamento do gel. Portanto, o implante não deve ser esquecido, e sim, avaliado anualmente”, explicou.

Amamentação

Segundo os especialistas, a afirmação de que as próteses podem atrapalhar na amamentação é um “mito”.

“A lactação depende da qualidade do tecido mamário, e não da quantidade. Podemos dizer que a colocação dos implantes não interferirá na lactação na imensa maioria dos casos. A lactação vêm das glândulas mamárias, portanto, se a técnica usada não eliminar essa ponte entre a aréola e o tecido glandular, haverá a lactação”, diz Almeida Prado.

Os cirurgiões acreditam que o motivo pelo qual tantas mulheres estejam realizando o explante atualmente esteja relacionado à moda.

“Acredito que tenha caído no modismo, como também já houve o modismo de colocar próteses imensas. Tudo quando está no modismo não é bom. As pessoas exageram. Tem muita gente que vai retirar agora e vai querer colocar o implante de volta no futuro. Então, implante é uma boa solução quando bem indicado”, avalia Prado.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem