Em meio à entrega da declaração do imposto de renda (IR), que tem prazo até quarta-feira (31), criminosos se aproveitam para realizar golpes.
Segundo alerta da Receita Federal, por meio de mensagens via e-mail, os golpistas dizem às vítimas que houve erro de informações na realização do IR e, por meio de um link malicioso, disponibilizam um procedimento para corrigir o que está incorreto.
Clicando no link, a pessoa é direcionada a um site malicioso, que pede informações fiscais. Além disso, os anexos no e-mail podem ser programas executáveis que prejudicam o computador com vírus ou coletando dados pessoais.
A Receita enfatiza que não envia qualquer e-mail ou mensagens de texto pedindo que eventuais erros na declaração sejam corrigidos por meio de links.
O órgão também alerta que os contribuintes:
- Fiquem atentos com mensagens de origem desconhecida que peçam informações pessoais;
- Não cliquem em links suspeitos e maliciosos;
- Não abram arquivos anexados;
- Verifiquem a autenticidade das comunicações que parecem ser da receita.
Como ver os erros na declaração
Caso tenha colocado alguma informação incorreta no momento de prestar as contas com o leão, a declaração irá para a malha fina.
Para saber se isso ocorreu, acesse o e-CAC, vá à opção “Meu imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”, aba “Processamento” e, por fim, “Pendências de Malha”.
Além de verificar se houve erros na declaração, é possível ver por qual motivo isso ocorreu.
*Sob supervisão de Gabriel Bosa
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil