Em entrevista à CNN neste domingo (14), o cientista político Antonio Lavareda falou sobre o cenário político para as eleições deste ano e disse que o recuo de candidatos da 3ª via nas pesquisas traz avanço para o presidente Jair Bolsonaro (PL) no estado de São Paulo.
Em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, Bolsonaro avançou e está tecnicamente empatado com o ex-presidente Lula, segundo a última pesquisa da Genial/Quaest, divulgada na última sexta-feira (12).
“O que ocorre é um recuo de todos os outros candidatos, a chamada 3ª via, esse agregado. Todos os candidatos que restaram recua e Bolsonaro avança, provavelmente o presidente Bolsonaro esta realizando intenções de votos, que seriam provenientes de votações desses candidatos da 3ª via e que deveria lhe chegar apenas no 2 turno, é como uma antecipação de votos que ele teria no 2º turno e se realiza agora, em detrimento desses candidatos da 3º via”, comenta o especialista.
A nova pesquisa Genial/Quaest mostra que a distância entre Lula e Bolsonaro diminuiu também no estado de Minas Gerais. O petista caiu de 46% no mês passado para 42% agora. Enquanto o presidente Bolsonaro foi de 28% das intenções de votos em julho para 33% em agosto.
“A de Minas Gerais [pesquisa] revela um estreitamento da diferença de cerca de 9 pontos, era uma diferença de 18 pontos, e esse estreitamento se deu em todos os segmentos do eleitorado. Você não pode creditar especificamente ao Auxílio Brasil ou às novas medidas do governo, como vale-gás e auxilio-caminhoneiro. Com base na pesquisa é impossível se asseverar isso, porque o estreitamento se deu em todos os segmentos entre beneficiários e não beneficiários desses auxílios”, disse Lavareda.
Influência religiosa
À CNN, o cientista político também reitera a influência do eleitorado evangélico no avanço do presidente Jair Bolsonaro no estado de São Paulo, conforme apontado na última pesquisa eleitoral divulgada pela Genial/Quaest.
“Quando você conduz a lente para os cruzamentos que a pesquisa nos traz, você vai ver que entre quem recebe auxílio e quem não recebe auxilio os movimentos são discretos, mas há um contingente em que aparece mais nitidamente um deslocamento pró-Bolsonaro, o contingente de eleitorado evangélico”, disse o cientista político.
“Bolsonaro avançou essa semana, acredito que pelo menos em São Paulo, maior colégio eleitoral do país. Esse avanço está associado aos ganhos que o presidente teve nesse segmento, no eleitorado evangélico”, acrescentou Lavareda.
Acompanhe a íntegra da entrevista no vídeo acima.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil