• qui. jan 23rd, 2025

Regina Duarte pede desculpas após publicar vídeo com falas xenófobas de vereador gaúcho

Ouvir notícia

A atriz e ex-secretária de Cultura do governo de Jair Bolsonaro (PL), Regina Duarte, pediu desculpas, nesta sexta-feira (3), após compartilhar o vídeo do vereador de Caxias do Sul Sandro Fantinel (sem partido), que durante discurso na Câmara Municipal deu um “conselho” a produtores de vinícolas da região: não contratar trabalhadores da Bahia, mas sim da Argentina.

“A partir das interpretações que fui recebendo com relação a meu post com a fala do Vereador Sandro Fantinel tenho buscado mais informações sobre o caso das vinícolas gaúchas e volto agora para um pedido de desculpas por ter abordado um assunto de que não tinha embasamento suficiente”, afirmou Regina Duarte.

Em sua fala, o vereador criticou a ação de resgate de trabalhadores nordestinos em situação de escravidão em vinícolas gaúchas. “Agricultores, produtores, empresas agrícolas que estão neste momento me acompanhando, eu vou dar um conselho para vocês: não contratem mais aquela gente lá de cima. Conversem comigo, vamos criar uma linha e vamos contratar os argentinos, porque todos os agricultores que têm argentinos trabalhando hoje só batem palmas”.

Ao responder um comentário sobre o caso, Regina disse que “indignação dele merecia espaço para uma discussão sobre o tema”.

“Isto é: democracia. Ficar todo mundo pensando e agindo igual e ainda usando o ódio para demonstrar que nos aturamos em nossas diferenças? É isso? Só a ditadura obriga todo mundo a pensar e agir igual. Coloque-se: é a proposta aqui neste meu IG [Instagram] plural. Não gostou? Procura propostas parecidas com as tuas. Vamos esperar oquê para ousar ver e aceitar que o outro pensa e age do outro lado desta ignóbil polarização criada exatamente para nos separar?!”, continuou a atriz.

Agora, ela diz que quem a conhece “sabe que não seria nunca do meu feitio apoiar xenofobia, preconceito e injustiça social”. E, ao assistir o vídeo, tinha sentido “que era a fala emocionada de um agricultor defendendo seu trabalho de contribuir para diminuir o desemprego no país”.

“Espero que a Justiça, na observância das leis trabalhistas, dê razão a quem merece. O mais importante, agora me parece, é fazermos uso deste debate para buscar
mais oportunidades de Educação e consequente respeito aos produtores/agricultores e trabalhadores assalariados brasileiros.”

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem