Fortes chuvas provocaram alagamentos, estragos e deixaram 24 vítimas no litoral de São Paulo. A Defesa Civil do estado recomendou que a população evite o deslocamento para o litoral Norte até que a situação esteja normalizada.
Em entrevista à CNN neste domingo (19), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que as regiões Juquehy e Barra do Sahy estão isoladas devido aos deslizamentos de terra com acesso apenas pela via aérea.
“O exército já está no local. E o exército era fundamental por que a Rio-Santos está completamente interditada, são vários pontos de deslizamento. A gente observou pelo menos 9 pontos de deslizamento. Pontos bastante intensos, bastante severos, e a região mais afetada, onde a gente tem mais vítimas, que é a região de Juquehy e a região de Barra de Sahy está completamente isolada, a gente não consegue o acesso terrestre, então é fundamental o acesso aéreo”, disse Tarcísio.
“A maioria das vítimas está na Barra do Sahy, temos várias residências que foram soterradas, a gente tinha mais de 50 residências. Então há um trabalho muito grande de resgate que vai ter que ser feito. A gente espera encontrar pessoas com vida para que a gente possa prestar esse primeiro socorro”, completou o governador.
Apoio
O governador Tarcísio de Freitas solicitou apoio ao exército para ações de atendimento às vítimas das chuvas no Litoral Norte, nas operações de resgate e transporte de feridos. O Comandante do Exército autorizou o emprego de tropas do Comando Militar do Sudeste, atendendo a solicitação.
Serão empregadas duas aeronaves, um HM-1 Pantera e um HM-4 Jaguar, com as respectivas equipes de busca e salvamento. Ambas já decolaram em direção do litoral Norte.
“As aeronaves do exército chegaram. Estão se somando às aeronaves da Polícia Militar, então isso vai permitir aumentar o contingente de médicos, de bombeiros na região, fazer a evacuação dos feridos, que estão sendo levados para o Hospital Regional Caraguatatuba e realmente conseguir prestar assistência imediata às vítimas. Vai chegar o momento que vai começar o transporte de suprimentos”, disse o governador.
A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo encaminhou um conjunto de insumos médico hospitalares para o atendimento às vítimas. Os materiais foram enviados à Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, que fará a distribuição para as equipes e unidades de saúde que eventualmente necessitem.
Foram encaminhadas 940 bolsas de glicose, 900 bolsas de soro, 180 kits intravenosos, 30 kits de sutura, 30 talas para imobilização, além de sedativos e outros medicamentos.
Técnicos do batalhão de Engenharia de Pindamonhangaba atuam nos trabalhos de resgate de desobstrução da BR-101.
Policiais militares do Corpo de Bombeiros atuam nas áreas afetadas pelas chuvas em São Sebastião e Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Ao todo, são 104 homens, sendo 64 da região e 40 da cidade de São Paulo.
As equipes contam com 17 viaturas e com o apoio de sete helicópteros Águia. O temporal causou pontos de alagamento e deslizamentos em ambos os municípios. Algumas vias de acesso à região estão interditadas devido à queda de barreiras.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil